Um dos maiores desafios de empreender e bater metas é certamente lidar com pontos de melhoria ou melhor, as métricas negativas. Para alcançar objetivos é preciso sair da zona de conforto e lidar com realidades desagradáveis de se ver.
Será que existe uma forma ideal de se apresentar resultados indesejados ao seu cliente? Esta é uma das perguntas mais difíceis de responder, mas não impossível. As métricas negativas existem em todos os negócios. O profissional de dados deve avisar os responsáveis sobre os impactos delas nos resultados da empresa.
Sim, ser o mensageiro de notícias ruins não é fácil. No entanto, ser transparente é importante. Isso ajuda a reduzir frustrações e a alinhar expectativas com a gestão. Leia nosso artigo e veja como apresentar métricas negativas sem perder a credibilidade.
Métricas negativas: como apresentar sem perder credibilidade
O melhor cenário é quando você, especialista em dados, se torna um aliado na empresa. Para isso, existem algumas estratégias. Elas podem ajudar a tornar sua consultoria de dados um momento de reflexão e alinhamento de expectativas.
Contextualizar os números
O exercício da análise de dados vai muito além de números, planilhas e gráficos. Torne as suas apresentações mais ricas, contextualizando o cenário por meio de cases, comparações com períodos anteriores, benchmarks e pesquisas. Você também pode chamar alguém de confiança para avaliar a sua explicação antes de apresentá-la.
Foque em soluções, não no problema
Se coloque como um aliado da gestão, mostre o problema, mas foque na solução! Exponha quais medidas podem ou já estão sendo tomadas para aprimorar processos e corrigir falhas. Outra estratégia, caso seja possível, é apresentar pelo menos duas alternativas ao problema. Assim, você ainda promove a sensação de participação da gestão e aumenta a confiança deles no seu trabalho.
Usar visualizações de dados claras
Cuide da parte visual da apresentação, utilize dashboards bem estruturados, com recursos que facilitem a compreensão e evitem o alarmismo. Atualmente existem inúmeras ferramentas que podem ajudá-lo a trazer mais apelo visual nesses momentos:
● Tableau;
● Power BI;
● Google Data Studio;
● Qlikview.
Adapte a comunicação ao público
Nos dias de hoje as tomadas de decisão orientadas a dados estão presentes em todas as partes da empresa e em diferentes segmentos. Portanto, é importante lembrar que a comunicação deve sempre levar em consideração o público destinatário.
Por isso, é importante pensar em quem vai receber a informação. A diretoria entende uma linguagem mais complexa. Eles também esperam um nível maior de profundidade no conteúdo. A operação não irá necessitar de tantos detalhes de um determinado dado.
Reflexão e convite para ação
A comunicação de dados pode mudar toda a percepção de uma empresa ou gestão sobre uma determinada situação. Diante disso, é preciso que o consultor ou analista de dados entenda que apresentar métricas negativas também pode ser uma oportunidade de negócio.
Um convite à reflexão. Olhar para resultados negativos é uma boa forma de estimular nossas mentes. Assim, podemos ter insights estratégicos. Aumentando a assertividade nas tomadas de decisão para encontrar soluções customizadas para os problemas encontrados.
Consultoria e dados
Toda análise de dados deve ser feita com cuidado, atenção e é claro, a partir de metodologias confiáveis. Sabemos que nem sempre é simples levar a cultura data-driven para o dia a dia da sua empresa.
Hoje, há empresas que se especializam nesse setor. Elas podem ajudar você a melhorar sua operação. Elas focam nas métricas negativas e trazem mais resultados para sua empresa. Veja abaixo algumas vantagens de contratar uma consultoria de dados:
● Serviços customizados;
● Maior aprendizado;
● Redução de falhas;
● Redução de custos.
Agora que você sabe como mostrar métricas negativas, é hora de trazer soluções melhores para o negócio. Conte com a Kriptos! Uma empresa do Grupo BHS que há mais de 30 anos oferece soluções em tecnologia e dados para apoiar empresas de todo o Brasil. Entre em contato conosco e marque uma conversa sobre consultoria de dados!