Como os dados estão moldando o futuro em 2025: O que consumidores e empresas precisam saber

O futuro dos dados

Personalização, análise preditiva e inteligência artificial. Os dados são os principais ativos, eles fazem o impossível acontecer. Diante de um cenário tão volátil, instituições, mercado e sociedade começam a se estruturar para abrigar a evolução dos dados

A cultura data-driven é cada vez mais necessária para empresas e consumidores. Uma vez que as organizações enfrentam mercados ainda mais competitivos e as pessoas esperam produtos e serviços, ainda mais, personalizados.

Além disso, enfrentamos desafios maiores com novas leis sobre o uso de dados. Os consumidores estão mais conscientes e atentos ao uso de suas informações pessoais.

Para guiá-lo nesse momento de transformações, criamos um artigo com as principais tendências dos dados digitais para 2025.

A ascensão de dados centralizados

A entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil e do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) na União Europeia, forçaram uma nova tendência no uso de dados.

Dessa forma, o controle sobre as informações pessoais, pouco a pouco, migraram das grandes corporações e estarão nas mãos dos consumidores. É provável que em 2025 vejamos a consolidação de plataformas onde os usuários poderão vender seus dados ao invés de cedê-los gratuitamente.

Na contramão do que sempre aconteceu, com isso, as empresas terão de convencer os usuários a cederem seus dados pessoais. Para tanto, será necessário que a organização mostre quais são os benefícios disso e como elas podem agregar valor ao consumidor. Desafiador não é mesmo?

Dados em tempo real como ferramenta estratégica

Com o uso da Internet das Coisas (IoT) e das redes 5G, os dados em tempo real vão mudar muitos setores. As empresas não precisarão mais de meses ou dias para encontrar padrões ou tendências. Isso poderá ser feito em minutos.

Imagine um supermercado que consegue repor seus produtos automaticamente com base na demanda do dia ou um hospital que monitora sinais vitais dos pacientes em tempo real, evitando emergências antes mesmo de acontecerem.

Mas essa velocidade também traz desafios. Quanto mais rápido, maiores são as chances de erros nos algoritmos. Esses erros podem se espalhar rapidamente, tornando os sistemas mais vulneráveis a ataques cibernéticos. Portanto, garantir a segurança dos dados será essencial para garantir que a velocidade de processamento seja uma vantagem estratégica.

Inteligência Artificial (Ia) e a era dos Dados Preditivos

Se 2023 foi o ano em que a Inteligência Artificial ficou famosa, 2025 será o ano dos dados preditivos. Isso significa que os algoritmos irão analisar uma enorme quantidade de informações, em busca de antecipação de tendências como: mudanças no mercado, preferências dos consumidores e até mesmo eventos globais.

Saber antes e agir primeiro, possibilitando o oferecimento de produtos e serviços com mais convenientes e alinhados às expectativas do público-alvo. Para consumidores, a IA preditiva trará um aumento substancial na qualidade do atendimento, contudo, é preciso que a tecnologia seja utilizada de forma justa e responsável.

Afinal, a utilização de informações pessoais para fins mercadológicos está em uma linha tênue entre oferecer mais conveniência ao consumidor ou assediá-lo com propostas quem nem sempre são de fato parte de seu interesse.

A Cultura De Dados Nas Organizações

No futuro, todas as empresas precisarão usar dados para tomar decisões, uma vez que, com o crescente volume, será necessário que todas as partes estejam norteadas a uma boa gestão de dados, isso não será mais uma escolha e sim uma necessidade.

Além disso, será muito importante ter diferentes pontos de vista na hora de trabalhar com dados. Times formados por profissionais de várias áreas, como cientistas de dados, especialistas em ética e pessoas criativas, serão fundamentais para que as análises sejam mais completas e eficientes.

Uma boa notícia para os consumidores, é que com o maior controle e evolução na gestão dos dados, suas informações estarão mais protegidas e controladas. Para as empresas, essa é uma oportunidade para criar conexões mais fortes e verdadeiras com seus clientes.

Como melhorar a gestão de dados para a minha empresa?

Para começar a transformação digital na sua empresa é preciso entender que diversos processos devem ser revisitados e aprimorados. Portanto, é fundamental que o esforço seja interdisciplinar. Veja a seguir alguns elementos indispensáveis na sua jornada:

●    Treine seus profissionais;

●    Adote uma cultura de dados;

●    Adote uma governança de dados;

●    Aumente o investimento em tecnologia;

●    E claro, faça parcerias estratégicas.

Atualmente no mercado existem diversas empresas especializadas em soluções customizadas para atender a sua empresa. A Kriptos é um exemplo! Somos uma empresa do Grupo BHS, temos especialistas experientes para oferecer as melhores opções em Data Analytics e Business Intelligence.

Entre em contato com um de nossos especialistas e veja a sua gestão de dados se transformar com a nossa ajuda!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn