Conheça 10 ferramentas para gestão de e-commerce

Imagem ilustrativa de homem fazendo gestão de commerce

De acordo com o portal E-commerce Brasil, o comércio eletrônico segue crescendo e representa 9% das vendas totais do varejo. Dessa forma, é um canal de venda fundamental para aumentar as vendas e impulsionar negócios.

Contudo, a gestão de uma plataforma de e-commerce não é uma tarefa simples, uma vez que, a competitividade deste mercado vem aumentando a cada ano. Por isso, ter um site com mais visibilidade e boa performance é fundamental.

Diante dessa necessidade crescente, a tecnologia avançou e hoje já existem diversas opções em softwares para ajudá-lo com o seu site. Confira a seguir 10 ferramentas para gestão de e-commerces!

Boa leitura!

A importância de ferramentas de gestão de e-commerce

Diferente do passado, não basta apenas inserir o seu produto em uma página, isso não garante que o seu cliente irá encontrá-lo e muito menos que fechará ou não a compra. 

Portanto, é preciso sempre estar atento a fatores como: visibilidade (se o site aparece ou não nas pesquisas), acessibilidade (se o site/aplicativo é fácil de usar), e o público que acessa a sua plataforma (quem e como são os clientes que acessam o seu site).

Esses, são os pilares para uma boa gestão de e-commerce. Por meio de softwares e aplicativos, você poderá ter informações confiáveis, relacionadas a cada um dos fatores elencados acima.

Assim, você poderá entender como anda a saúde do seu site e como os clientes estão interagindo com ele. Informações fundamentais para aprimorar a experiência e, claro, gerar mais receita para a sua empresa!

Confira 10 ferramentas essenciais para a gestão de e-commerce

1.  Amplitude

O software Amplitude é uma plataforma avançada de análise de dados que permite com que você entenda o comportamento do seu usuário de site ou aplicativo. Sendo uma ótima opção para product analytics.

Pois, diferente do Google Analytics, ele possui visualização por usuário, assim você pode monitorar o mapa da jornada de cada cliente de maneira individual, aumentando ainda mais as chances de vendas.  Amplitude pode fornecer insights em:

Retenção.

Aquisição/ Atração;

Monetização;

2.    CRM de vendas

O CRM de vendas é uma estratégia com foco na gestão de relacionamento com o consumidor. Eles são softwares que armazenam informações sobre clientes e potenciais compradores.

Este tipo de ferramenta é utilizada para automação de e-mail marketing. Por meio de sua base de dados, as ferramentas de CRM irão auxiliá-lo na segmentação de público e na personalização dos e-mails disparados.

Este tipo de estratégia é fundamental para oferecer produtos ou serviços mais adequados para cada tipo de cliente e é claro, manter a sua marca sempre em contato! Hoje existem inúmeras opções como: Mailchimp, RD Station e PMweb.

3.    Ferramentas de SEO

As ferramentas de SEO são fundamentais para aumentar a sua visibilidade. De acordo com a SemRush, 53% dos usuários clicam em resultados orgânicos ( ou seja, não clicam em resultados patrocinados).

Por isso, ter acesso a ferramentas para SEO é essencial para identificar palavras-chaves relevantes, analisar a concorrência e otimizar as suas descrições de produtos na sua loja virtual.

4.    Ferramentas de Retargeting

O seu potencial cliente visitou o seu site, colocou o item no carrinho e no final desistiu? As ferramentas de Retargeting servem para isso. Elas criam anúncios personalizados para fisgar os clientes que escaparam incentivando-os a retornar à sua loja. Exemplos: AdRoll e Criteo.

5.    Zendesk

A Zendesk é uma plataforma focada em atendimento ao cliente. Onde os dados dos mesmos são armazenados em nuvem, seu objetivo principal é fornecer suporte via chat. Além de contar com recursos como análises detalhadas, automação e personalização de atendimento.

6.    Google Analytics

O Google Analytics é uma ótima ferramenta de análise de dados para quem está começando. Ele é uma ferramenta gratuita e oferece insights bem detalhados sobre o comportamento do usuário no seu site.

Ele é instalado por meio de um plugin e oferece informações como: tráfego, engajamento, receita por canais de aquisição (redes sociais, orgânico e anúncios pagos) e dispositivos (celular ou computador).

7.    Stripe

A Stripe permite que tanto as pessoas físicas, quanto empresas realizem pagamentos online. Além de oferecer transações mais seguras e relatórios de cobranças em tempo real, a plataforma possui fácil integração diversas modalidades de carrinhos de compra como por exemplo: Easy Digital Downloads, Ecwid e X-Cart.

8.    Chatbots

Os chatbots são uma ótima alternativa para trazer mais agilidade e automatização ao atendimento ao cliente. Esta ferramenta pode ser facilmente integrada às redes sociais, sites e também a aplicativos. Atualmente existem diversas opções como por exemplo o Chatfuel e o ManyChat.

9.    Ferramentas de Análise de Concorrência

Como dito acima, o comércio eletrônico está cada vez mais competitivo, por isso, estar atento às tendências de mercado pode ser um trunfo interessante. Portanto, monitorar a concorrência é essencial para manter-se relevante.

Dessa forma, essas ferramentas contribuem para que você consiga acompanhar estratégias de marketing, tráfego e promoções realizadas pelos concorrentes. Muito legal né? Para tanto existem no mercado, aplicativos como o SimilarWeb e o SpyFu.

10.   Google Shopping

O Google Shopping é outra ferramenta indispensável para promover produtos diretamente nos resultados de pesquisa. Campanhas configuradas diretamente nesta ferramenta podem atingir uma audiência mais qualificada. É uma boa dica para quem deseja dar mais visibilidade a produtos específicos.

Basta integrar as ferramentas certas e você terá informações importantes em suas mãos. Com as ferramentas para gestão de e-commerce, sua operação será mais eficiente, garantindo dados precisos para tornar suas estratégias de venda ainda mais assertivas!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn