Amplitude: O que é e como pode fazer a diferença nos negócios?

Uma boa experiência faz toda a diferença na hora de reter os clientes. De acordo com a coluna “Gestão e Negócios” da Puc do Rio Grande do Sul, empresas que investiram na jornada do cliente registram um aumento em aproximadamente 40% no número de vendas.

Já pensou aumentar o faturamento da sua empresa aprimorando a jornada digital do seu cliente? Isso é possível com a Amplitude, o novo parceiro Kriptos é capaz de fornecer uma visão 360 da experiência do seu cliente dentro do site ou aplicativo.

A Amplitude oferece informações valiosas sobre o comportamento do usuário em uma interface intuitiva e recursos avançados de análise. Leia este artigo até o final e veja como é possível transformar a experiência dos usuários em seus produtos e serviços!

O que é Amplitude?

É uma ferramenta de product analytics/ análise de produto, criada para entender como os clientes utilizam produtos digitais. A Amplitude coloca o cliente no centro do negócio, em sua plataforma você poderá analisar dados comportamentais em tempo real, identificar oportunidades de conversão e visualizar dados relevantes para criação de estratégias de produtos.

Portanto, ela permite que você monitore os seus clientes em diferentes estágios de interação, essas informações são transferidas para relatórios de funil como:

  • Cross-platform tracking, ou seja, rastreamento multiplataforma, mostrando as interações do           mesmo usuário em diferentes dispositivos;
               
  • Segmentação de usuários;
               
  • E eventos: esse relatório indica as ações do usuário dentro da sua plataforma.          

Além disso, Amplitude também proporciona um espaço incrível para colaboração de dados, com ambientes para criação de dashboards e o notebook, um espaço para compartilhar comentários e informações dentro da plataforma. Muito legal né?

Como a amplitude faz a diferença nos seus negócios?

Aquisição e atração

A partir do momento que você sabe como o usuário acessa o seu site, o que ele busca e o porquê dele não estar comprando com você, é muito mais fácil criar estratégias eficazes. A aquisição de clientes torna-se mais eficiente com o lançamento de produtos digitais customizados e campanhas personalizadas

Monetização

Entenda a jornada do usuário! Em qual tela o seu usuário abandona o seu site ou aplicativo? Quais caminhos ele percorre rumo a conversão? Será que os gatilhos de compra utilizados estão realmente funcionando? Essas são respostas que o Amplitude pode lhe proporcionar.

A partir dos dados, você encontrará soluções para a otimização da jornada digital do cliente. E identificar, por exemplo, qual é a melhor etapa para oferecer produtos adicionais, aumentando as chances de sucesso em cross-sell e upsell.

Retenção

Observe o comportamento do cliente e saiba como estabelecer um relacionamento de proximidade. Surpreenda o cliente certo, entenda quando e pra quem oferecer vouchers, descontos e cupons promocionais. Deixe as suas campanhas ainda mais atrativas a partir de insights valiosos, dessa forma, você aumenta o engajamento, a fidelização e ainda diminui o churn (taxa de cancelamento).

Como a Amplitude funciona?

Vamos imaginar que você é dono de e-commerce que vende camisetas, você tem milhares de usuários por dia e deseja que as suas vendas aumentem cada vez mais, por isso, deseja oferecer as melhores coleções para os seus clientes . A partir do uso desta plataforma você poderá saber:

  • Identificação única      de usuário: Quantas     vezes o seu potencial cliente entrou em seu site e qual dispositivo    foi utilizado em cada uma das vezes;
               
  • Propriedades do usuário: na Amplitude você também tem acesso às propriedades do usuário, que são características que irão ajudá-lo na segmentação. Como: localização, tipo de dispositivo, gênero, idade…;
               
  • Testes A/B: otimize o seu tempo e teste mais o seus produtos, com a Amplitude         você pode comparar o comportamento do seu cliente em diferentes locais como: landing pages, call to actions e e-mails;
               
  • Personalização:  a ferramenta é capaz de mostrar o histórico individual de cada usuário por conta da identificação única. Dessa forma, é possível saber se o usuário esteve em seu site ou aplicativo antes mesmo de fazer login. O que possibilita a criação de ofertas personalizadas.            
               
  • CDP:   A Amplitude CDP pode ser integra ao Analytics, facilitam ainda mais a     centralização e posteriormente a visualização de dados. Unindo em uma só plataforma de resultados de experimentos, dados de teste A/B, dados de testes e muito mais!

Amplitude: como a Ticketswap, aumentou em 15% a conclusão do funil de vendas

A equipe de marketing da Ticketswap percebeu que a jornada do usuário estava sendo abandonada, bem no funil de conclusão do fluxo de compra. Ao utilizar o Amplitude Analytics, eles descobriram que os clientes encontravam obstáculos técnicos, como a confirmação de detalhes do ticket carregado ou na autenticação de usuário.

Solução com Amplitude CDP

Para resolver a situação, eles criaram dimensões de dados personalizadas no Amplitude para rastrear as mensagem com erro e utilizaram Audiences como ferramenta dento do Amplitude Costumer Data Platform (CDP) para determinar quais grupos de usuários tiveram problemas e quais mensagens de erros eles viram.

Em seguida, eles sincronizaram esses segmentos de público com campanhas de pesquisa paga, anúncios patrocinados em redes sócias e e-mail marketing, para atrair os usuários de volta ao site. A ação teve como resultado do aumento em 15% a conclusão do funil de vendas.

Viu como Amplitude pode transformar a experiência do seu cliente através dos dados? Saiba como adotar essa ferramenta na sua empresa. Entre em contato com a Kriptos, nossos consultores estão à sua disposição!

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