Integração de dados: o que é e qual a importância?

A integração de dados é um passo importante para completar o grande quebra-cabeça da gestão da sua empresa. Sendo ela, uma ferramenta para a construção de hipóteses, detecção de falhas e principalmente, uma forma de enxergar desafios e novos caminhos para a sua gestão.

Segundo o diretor executivo da RaiaDrogasil, Vitor Bertoncini em entrevista à e-commercebrasil, a integração de dados foi fundamental para melhorar o relacionamento com os clientes. Com mais de 1,5 mil pontos de venda no país, ele comemora NPS (Net Promoter Score) de 89%, o que significa que os clientes estão satisfeitos por frequentar as lojas. 

Assim, como no exemplo acima, por meio da integração de dados, você também pode melhorar métricas e aprimorar os processos da sua empresa, quer saber como? Então este artigo até o final!

O que é integração de dados?

A integração de dados é uma estratégia baseada no recolhimento, coleta e reunião de informações relevantes para o seu negócio. Esses dados podem ser colocados em um só ambiente, por meio de softwares que puxam essas informações de diferentes locais.

Este trabalho acontece a partir de plataformas inteligentes que estão conectadas a sistemas de armazenamento em nuvem. Dessa forma, os dados podem ser acessados de forma remota e de qualquer lugar!

Qual é a importância da integração de dados?

Os dados podem ser de diferentes fontes e chegam em diversos formatos, algo que pode dificultar o processo de análise. Por isso, a integração também é uma alternativa para trazer mais conformidade aos mesmos.

Dessa forma, ao integrá-los é preciso que os mesmos sejam coletados e organizados, de forma a facilitar o processo de análise. Isso possibilita uma visão mais abrangente do cenário e insights valiosos!

Confira abaixo os principais benefícios da integração de dados:

  • Melhorias nas tomadas de decisão;
  • Mais eficiência;
  • Redução de erros;
  • Mais colaboração entre equipes;
  • Economia de custos.

Os desafios da integrar dados de diferentes fontes

Os dados são ativos importantíssimos para as organizações, pois, por meio deles é possível encontrar diversas respostas. Contudo, utilizá-los de forma adequada não é uma tarefa simples, uma vez que é preciso estruturá-los, fazendo com que os mesmos tornem-se informações úteis.

Diante dessa realidade, existem inúmeros desafios no que tange a integração de diferentes dados, confira abaixo quais são:

Falta de um plano de integração de dados adequado

Grande parte das empresas ainda não possuem uma estratégia clara para a integração de dados. Falta visão a longo prazo e planejamento de ações para coleta, seleção e armazenamento de dados.

Um ponto de partida possível é entender bem os objetivos do negócio, em seguida avaliar quais fontes de dados devem ser integradas e se elas são compatíveis com os seus sistemas atuais. Em seguida é preciso pensar em qual ferramenta será utilizada.

Má qualidade dos dados

Os dados precisam fazer sentido, dados armazenados em fontes e formatos muito variados, podem significar dificuldades no seu processo de extração, carregamento e transformação. Essas questões podem interferir principalmente na qualidade dessas informações que podem vir até mesmo com dados incorretos.

Riscos à segurança

Outro desafio é assegurar a segurança, uma vez que ao gerir dados sensíveis ou confidenciais, a empresa deve estar atenta às boas práticas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

É  importante ressaltar que em mãos erradas, muitas informações podem ser utilizadas de forma ilícitas, como em golpes financeiros, phishing e falsificações. Segundo a Fortinet, o Brasil é o segundo no ranking da América Latina em de crimes cibernéticos.

Disponibilidade de dados

Quando os seus dados estão dispersos em vários locais diferentes, existe sempre a demanda de reuni-los, o que toma tempo e energia. Quando os dados estão integrados em uma única plataforma, é mais fácil começar as análise e ir logo para a parte estratégica.

Mas afinal, como simplificar a integração de dados? Continue lendo o artigo e veja quais são as metodologias que podem te ajudar nessas jornada!

Como integrar dados de diferentes fontes?

Com uma ajudinha da tecnologia é possível fazer com que toda equipe tenha acesso  integral aos dados. Possibilitando que informações estruturadas e de qualidade estejam 100% disponíveis sempre que necessário.

Atualmente, contamos com duas abordagens inteligentes, que garante acesso aos dados sem quedas ou interrupções, a replicação de dados e a virtualização de dados.

Replicação de dados

A replicação de dados ocorre quando os dados são armazenados de forma repetida em mais de um site ou servidor. Ela garante que o acesso às informações seja integral, mesmo em casos de inatividade ou tráfego mais pesado.

Em caso de aplicativos em nuvem, a replicação de dados torna possível que o usuário acesse a uma cópia do banco de dados em um banco local, com uma velocidade e processamento muito melhor do que se comparado ao acesso via API do aplicativo em nuvem.

Quaisquer transações feitas nos dados em qualquer que seja os servidores (publisher e assinante) são refletidas e sincronizadas automaticamente, ou seja, atualizadas em tempo real. Assim, você mantém os seus dados integrados e sempre o mais confiáveis o possível!

Virtualização de dados

A virtualização de dados é um tipo especial de tecnologia de integração de dados que fornece acesso a dados em tempo real, perfeitamente em um só lugar. Ela é uma forma de integrar fontes de dados distintas sem necessidade de movimentação dos dados, isso ocorre a partir de um software.

Confira abaixo algumas vantagens da virtualização de dados:

  • Mais agilidade nos processos de análise;
  • Aumenta o ROI;
  • Mais Flexibilidade e simplicidade;
  • Melhor custo-benefício.

Quer entender melhor como funciona a replicação e a virtualização de dados, então acesso o nosso artigo “Virtualização vs replicação de dados: qual a melhor?” e saiba mais!

Ferramentas para integração de dados

Sabemos que quanto maior o volume de dados, mas desafiadora é a tarefa de integrá-los, mas fique tranquilo, selecionamos duas ferramentas interessantes, para que você, possa aprimorar este processo e trazer mais agilidade para o dia a dia do seu negócio:

Denodo

O Denodo é um software de virtualização de dados, ou seja, ele é feito para integrar dados em tempo real de forma consistente  e a diferentes plataformas do mercado. Ele permite otimizar o processo de consulta, uma vez que, com o seu bom desempenho, pode lidar com uma ampla gama de fontes corporativas como: big data, nuvem e dados não estruturados.

Theobald

Já com o Theobald, fica bem mais fácil ter acesso a seus dados SAP. Com ela você pode extrair de forma segura dados de diferentes plataformas como: Tableau, Qlink, Power BI e diversos outros bancos estruturados com apenas alguns cliques!

Quer saber mais sobre essas ferramentas? Transforme o seu negócio através da análise de dados!! Então, entre em contato com a Kriptos.

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn