Os dashboards vieram para tornar a vida mais fácil e dar mais independência para gestores e equipes. Uma vez que eles democratizam e simplificam o acesso a informações de forma mais simples e clara.
Os dados são os nossos principais aliados para a otimização de processos e aprimoramento de resultados. Contudo, boa parte das empresas ainda têm dificuldades em relacionar informações e descobrir quais indicadores realmente importam.
Mas com o uso dos dashboards é possível melhorar a visualização de dados e assim proporcionar um melhor entendimento do comportamento do negócio. Os benefícios da criação de painéis inteligentes são inúmeros, por isso, é fundamental selecionar corretamente as informações que devem ser destacadas.
Mas fique tranquilo(a), trouxemos algumas dicas de ouro para que você consiga fazer um dashboard perfeito!
O que é um dashboard?
Os dashboards são telas únicas para exibição de dados. Isso significa que eles unem todas as informações em um só lugar, o que facilita a visualização de dados, em resumo é um painel visual personalizado.
Assim, o gestor pode criar um modelo de painel inteligente de acordo com as necessidades do negócio, dessa forma, ele pode incluir os dados que deseja analisar/monitorar, como indicadores-chave de desempenho (KPIs) ou outras métricas comerciais importantes.
Sendo seu objetivo principal, a divulgação e acompanhamento de resultados, tendo como norte a meta estabelecida. Centralizando informações diferentes e relacionadas, de uma forma mais acessível a todos. Ou seja, ele serve para que os dados sejam interpretados apenas com uma rápida olhada, sem muito esforço para o entendimento.
Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, que tal aprofundar o conhecimento? Acesse o nosso artigo sobre dashboards!
Benefícios dos dashboards
Informações, decisões a serem tomadas, opiniões diferentes… e ainda falta tempo para analisar relatórios, tabelas e uma infinidade de números. Essa é a realidade de várias empresas, porém, você pode se poupar de tanto trabalho investindo nos dashboards.
Criar painéis inteligentes significa:
- Monitorar várias métricas e KPIs ao mesmo tempo;
- Ler e entender dados rapidamente;
- Economizar tempo com a redução ou eliminação de tarefas manuais;
- Comunicação consistente e oportuna entre as funções.
Quer saber como levar todas essas vantagens para a sua organização? Então continue lendo o nosso artigo e anote essas 5 dicas para fazer um dashboard perfeito!
1. Hierarquia de informações
A ordem em que as informações aparecem na tela é extremamente importante! Por isso, a hierarquia do conteúdo é fundamental para o bom funcionamento dessa ferramenta, portanto, transmita primeiro os dados mais relevantes. Determine um fluxo de informações para o seu usuário uma ordem de leitura pode ser criada para facilitar a interpretação.
Isso pode ser feito por meio do design visual, basta que a informação mais importante apareça de maneira atraente e utilizável. Use títulos, gráficos, agrupamentos e qualquer recurso visual que te ajude a identificar e diferenciar informações.
2. Cuidado com as fontes
É comum que as pessoas se percam em meio a abundância de dados, por isso, verifique antes de qualquer coisa, se aquelas informações são relevantes para o seu negócio. Outra tarefa importante é checar se os dados vieram de fontes limpas e corretas. Imagine descobrir após meses de projeto que os números utilizados não são confiáveis?
3. Atenção a psicologia das cores
Cada cor evoca um sentimento e desperta diferentes reações em nosso cérebro, as cores possuem significado. Por isso, o ideal é utilizá-las como mais uma forma de comunicação e atribuição de sentido.
A dica é não exagerar na variedade de cores, e sempre propor um contraste para destacar e diferenciar elementos, comece utilizando somente duas opções de cor, utilize cores complementares e evite cores muito próximas no círculo cromático.
4. Use ícones
Dê atenção especial a iconografia, esses símbolos são chaves para facilitar ainda mais a visualização de dados e a criação de painéis inteligentes. Pois, ao incluir ícones familiares, como por exemplo, um ícone de lixeira, que significa “deletar” qualquer usuário do será capaz de entender o dashboard.
Temos que pensar que o painel será consultado várias vezes, a leitura complementada através de ícones ajuda a reduzir o tempo de processamento das informações e criar uma ótima experiência para quem precisa consultar e monitorar o andamento dos negócios.
5. Cuidado para não exagerar!
Preze pelo essencial, este tipo de ferramenta funciona justamente por sua simplicidade, tente resumir as informações e colocar o que de fato é necessário. Evite exagerar em cores, quantidade de gráficos, use estilos similares, isso vai evitar que o visual fique carregado.
Outra estratégia para não errar na hora de criar o seu dashboard é a utilização do Tableau, conhece?
O que é o Tableau?
O Tableau é uma plataforma de análise visual muito utilizada na área de Business Intelligence (BI), com ela fica muito mais fácil transformar informações brutas em dados perfeitos para a utilização.
Você sabia que o Tableau é considerado pelo Quadrante Mágico Gartner uma das melhores ferramentas para a criação de painéis inteligentes? Além de ter conectores para a maioria das fontes de dados como:
- SalesForce;
- Google BigQuery;
- Oracle;
- MS SQL Server;
- Excel e outros.
O Tableau é uma plataforma de fácil utilização, com poucos minutos, o usuário é capaz de realizar suas atividades. Basta apenas “arrastar e soltar” os dados a serem analisados e pronto!
Outra vantagem do Tableau está na autonomia, uma vez que funciona no estilo “self-service”, assim as pessoas podem criar seus dashboards sem depender do TI, o que significa mais independência e eficiência operacional!
Gostou das dicas? Se você deseja implementar o Tableau na sua empresa, é só contar com a Kriptos, uma empresa do Grupo BHS.