Todos os anos, as tendências de tecnologia do Gartner não apenas anunciam novas oportunidades em termos de produtos e mercados, mas também podem conduzir a abordagens criativas que fornecem uma vantagem especial a qualquer negócio. Essas tendências não apenas abalam as estruturas de negócios, mas também prenunciam o desenvolvimento de tecnologias em um campo específico ou em escala mundial nos próximos anos.
As maneiras pelas quais os clientes encontram ou se envolvem com sua empresa, bem como quaisquer planos de expansão que você possa ter, são todos influenciados pelas tendências predominantes da época. Haverá uma vantagem competitiva para as empresas que são as primeiras a adotar novas tecnologias à medida que as tendências tecnológicas se espalham para novas áreas.
Pensando nisso, separamos as principais tendências de tecnologia para 2023 que foram anunciadas no Gartner IT Symposium/Xpo 2022 em Orlando, Flórida. Continue lendo e mantenha seu negócio à frente!
1. Digital Immune System (DIS)
Um sistema imunológico digital reage independentemente a ataques e restaura independentemente o estado normal. O DIS combina várias estratégias de engenharia de software, como observabilidade, automação e testes extremos para aprimorar a experiência do cliente, protegendo-o contra riscos operacionais e de segurança.
O Gartner prevê que as organizações que investem na construção de imunidade digital aumentarão a satisfação do usuário final por meio de aplicativos que alcançam maior tempo de atividade e oferecem uma experiência de usuário mais forte. As organizações não precisam investir pesadamente na manutenção de seus sistemas após adotar o DIS.
2. Observabilidade Aplicada
O Garner define a observabilidade aplicada como o “uso aplicado de dados observáveis em uma abordagem altamente orquestrada e integrada entre funções de negócios, aplicativos e equipes de infraestrutura e operações”.
O Gartner observa que os dados observáveis serão o “ativo monetizável mais precioso” de uma organização e incentiva os líderes a buscar casos de uso e recursos de negócios nos quais esses dados possam oferecer vantagem competitiva.
3. AI Trust, Risk and Security Management (AI TRiSM)
A AI TRiSM está preocupada em garantir que salvaguardas e governança apropriadas sejam empregadas para evitar o uso inapropriado de inteligência artificial. Essa estrutura permite a governança, confiabilidade, eficácia e privacidade da IA e inclui ferramentas e processos que tornam os modelos de IA mais fáceis de interpretar e explicar, melhorando a privacidade e a segurança gerais.
No entanto, ainda precisamos esperar e observar se o AI TriSM é capaz de dar respostas ao debate sobre as considerações éticas da IA à medida que ela evolui.
4. Industry Cloud Platforms
As plataformas de nuvem da indústria (Industry Cloud Platforms) são projetadas para atender às necessidades específicas dos segmentos da indústria atendidos inadequadamente por soluções genéricas. Elas combinam software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS) para criar soluções e sistemas holísticos.
Como é baseado em serviços de nuvem pública, oferece às organizações uma maneira ágil de gerenciar cargas de trabalho e acelerar as mudanças nos modelos de “pagamento apenas pelo uso”.
5. Engenharia de plataforma
O Gartner define a engenharia de plataforma como uma “abordagem de tecnologia emergente que pode acelerar a entrega de aplicativos e o ritmo em que eles geram valor comercial”. É a evolução das tecnologias low e no code, que permitem dar velocidade ao desenvolvimento de recursos por meio de plataformas de autoatendimento.
Segundo o Gartner, até 2026, 80% das organizações utilizarão a engenharia de software incluindo portais de autoatendimento para desenvolvedores.
6. Realização do valor da tecnologia sem fio
O Gartner descreve essa tendência como a gama de maneiras pelas quais as tecnologias sem fio de próxima geração em breve fornecerão serviços novos e aprimorados e reduzirão os custos de capital.
Operações sem bateria, sensores de IoT, etc. ajudarão neste caso. De acordo com o Gartner, a expectativa é de que 50% dos endpoints sem fio corporativos usem serviços de rede que forneçam recursos adicionais além da comunicação.
7. IA adaptável
A inteligência artificial adaptável possibilita modelos que podem se auto-adaptar na produção ou mudar após a implantação usando feedback em tempo real de experiências passadas de humanos e máquinas. Isso é cada vez mais importante, pois a tomada de decisões está rapidamente se tornando mais conectada, contextual e contínua.
8. Metaverso
O Gartner define o metaverso como uma inovação combinatória, em oposição a uma tecnologia singular, que une várias tendências em tecnologia em um ambiente virtual coletivo onde as pessoas podem aprimorar a realidade física. Essa inovação transforma o mundo físico ou o estende para um mundo virtual onde as organizações podem melhorar o envolvimento e a colaboração dos funcionários.
9. Sustentabilidade
A tecnologia sustentável é uma área que está no topo da lista de prioridades de muitos executivos da empresa e deve ser vista como uma estrutura de soluções que aumentam a eficiência energética e material dos serviços de TI, permitem a sustentabilidade da empresa e de seus clientes e impulsiona resultados ambientais, sociais e de governança (ESG).
Por meio do uso de tecnologias como inteligência artificial, automação, análises avançadas e serviços de nuvem compartilhada, entre outros, as empresas podem melhorar a rastreabilidade, reduzir o impacto ambiental e fornecer aos consumidores e fornecedores as ferramentas para rastrear metas de sustentabilidade.
Agora que você sabe as tendências de tecnologia para 2023 segundo o Gartner, devemos ficar de olho em como esses desenvolvimentos estão ajudando as empresas a alcançar novos patamares. Aqueles que são capazes de mudar com o tempo sairão na frente.
E você, já começou? Entre em contato conosco que podemos ajudá-lo nessa corrida!