Tecnologia 5G: entenda o impacto no mundo dos dados

Tecnologia 5G

O 5G está sendo experimentado há muito tempo em uma ampla gama de indústrias. Desde a construção de carros habilitados para 5G até cidades inteligentes, muitos setores têm aproveitado seus recursos para se tornarem mais rápidos e melhores. No entanto, a análise de dados pode ser a área em que o 5G causará o maior impacto.

Há várias coisas que vão mudar no mundo dos dados com a chegada do 5G. Em primeiro lugar, a velocidade com que os dados são transmitidos entre dispositivos e provedores aumentará. Além disso, as latências para alguns aplicativos podem ser tão baixas quanto um milissegundo.

O 5G também levará a um aumento no tráfego de dados, não apenas de smartphones, mas também de dispositivos habilitados para Internet das Coisas (IoT). Mas o que isso significa para os analistas de dados?

Por que a análise de dados precisa do 5G?

A baixa latência do 5G e sua alta velocidade beneficiarão imensamente a análise de dados. Esses recursos possibilitam que os analistas coletem, limpem e analisem grandes volumes de dados rapidamente, estimulando o surgimento de novas tecnologias de análise.

Um exemplo prático está nos carros autônomos. A produção desses veículos era limitada justamente porque a análise de dados era restrita pela alta latência oferecida por 2G, 3G e até 4G. Mas agora, o 5G oferece a latência necessária para aumentar a capacidade de processamento de informações e ainda faz isso em tempo real.

É justamente com essa análise em tempo real que o 5G traz mais oportunidades. A troca de dados em tempo real é um aspecto crucial para os negócios nos dias de hoje. Não apenas o 5G ajudará nisso, mas também as tecnologias derivadas/dependentes dele serão muito mais eficazes.

Como o 5G está impactando a análise de dados?

Quanto mais avançamos com a tecnologia e nos tornamos conectados, mais dados serão produzidos. Segundo a Statista, o volume de dados produzidos até 2025 chegará em 181 zettabytes. E é justamente o 5G que será capaz de lidar com tamanha quantidade.

O 5G, conforme indicado acima, pode ajudar os aplicativos de dados e aprendizado de máquina, que são a força motriz por trás da próxima onda de revolução tecnológica. Muitos aplicativos, como dispositivos inteligentes e de realidade aumentada, desempenharão um papel fundamental nessa revolução, que inclui a Indústria 4.0. Com a ajuda do 5G, eles transformarão completamente a maneira como interagimos com a tecnologia.

A maioria dos dispositivos da Indústria 4.0 precisam de análise de dados e uma conexão forte para funcionar. Esses dispositivos também coletam dados em petabytes de informações por minuto. Assim, é necessária uma plataforma onde grandes quantidades de dados possam ser analisadas rapidamente. 

O 5G atende à necessidade de tais plataformas. Ele facilita a transmissão entre dispositivos, sensores e outras peças inteligentes com feedback em tempo real, o que é inestimável quando se trata dessas novas tecnologias.

Outra aplicação proeminente do 5G será o fatiamento de rede. Ele permite que os provedores de telecomunicações executem várias redes virtuais em uma conexão física, além de sua baixa latência. Isso possibilitará a criação de novos modelos de negócios por meio da monetização de dados.

O que esperar do futuro?

Ainda levará anos para tornar o 5G totalmente funcional, pois os padrões para a conexão ainda não foram definidos, e algumas áreas da rede ainda precisam ser experimentadas. Para a adoção do 5G em seu sistema, alguns setores terão uma abordagem lenta e constante, mas alguns, como a análise de dados, serão rápidos em adotá-lo. 

Talvez o setor de análise de dados seja o setor onde o potencial do 5G será aproveitado ao máximo, pois já enfrenta o problema de lidar com petabytes de informações que acompanham a conectividade existente. Mas com a promessa do 5G de análise rápida de dados em tempo real, as análises e tecnologias sofisticadas derivadas dele terão mais escopo para melhorar. 

É isso que torna o 5G potencialmente revolucionário. É um facilitador e energizador para uma ampla gama de mudanças que são capazes de abalar a maneira como as pessoas vivem e fazem negócios. Está alinhado com a autonomia, abraçada pela inteligência artificial, suportada por big data, permitindo maior mobilidade e promovendo tecnologias como veículos autônomos, robótica, Indústria 4.0, assim como casas inteligentes, cidades e hospitais.

É necessário se preparar para o futuro da análise de dados, entre em contato com a Kriptos e saiba como!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn