Em um cenário repleto de concorrência, uma estratégia de marketing forte é crucial para se destacar da multidão. Não basta mais simplesmente ter o melhor produto ou serviço do mercado – é preciso também alcançar os olhos do cliente certo e convencê-lo disso.
Isso não é notícia. Na verdade, há uma boa chance de sua concorrência também estar familiarizada com a importância de um marketing forte e ter pelo menos uma estratégia básica para chamar a atenção do seu público. Técnicas básicas de marketing, para muitas empresas, não são mais suficientes.
Se você está desenvolvendo a estratégia de sua própria marca ou se você é uma agência que trabalha com vários clientes fazendo o mesmo, há uma verdade essencial que todos os profissionais de marketing sabem: entender seu público é o melhor caminho para o sucesso.
Quando você pode adaptar a estratégia de marketing perfeita para atingir seus objetivos com seu público-alvo, informado por suas preferências e interesses, você tem maiores chances de sucesso. É aí que entra o data marketing.
O que é data marketing?
Simplificando, o marketing orientado a dados é a prática de basear a estratégia de marketing e comunicação da sua marca nas informações quantitativas que você coletou sobre seu público.
Enquanto as práticas tradicionais de marketing eram baseadas em suposições de longa data ou simplesmente em “intuições”, o data marketing é baseado em fatos quantificáveis – seus dados de consumidor. O que antes teria sido uma campanha de marketing em massa e não direcionada, baseada em um palpite, agora é um esforço factual baseado no que você sabe ser verdade.
O processo é direto. Ao combinar os dados do consumidor coletados por sua marca e fontes de terceiros que refletem informações adicionais sobre os estilos de vida, interesses e comportamentos de seus clientes, bem como tendências e propensões do consumidor, você tem todas as informações necessárias para criar a campanha perfeita para alcançar seu público-alvo.
Seja você uma agência de marketing, um revendedor de dados de correio ou até mesmo uma marca, você sabe que o marketing de dados é um componente essencial do alcance moderno. No entanto, com todos os seus benefícios, isso não significa que o método não seja isento de desafios. Vamos explorar ambos.
Quais são os benefícios do data marketing?
O principal benefício do data marketing é a especificidade que a estratégia oferece, melhorando seu ROI e o sucesso geral das campanhas. Quando você melhora a precisão e a velocidade das campanhas de marketing, seus esforços são mais eficientes e eficazes.
Pesquisas descobriram que os profissionais de marketing que usaram campanhas orientadas por dados tiveram um ROI cinco vezes maior em comparação com os gastos de marketing para manter as campanhas inicialmente. Além disso, eles descobriram que 64% dos executivos de marketing pesquisados “concordam totalmente” que usar uma estratégia de marketing orientada por dados é crucial para o sucesso na economia moderna.
Os resultados são claros. Isso ocorre porque o marketing orientado a dados permite:
- Obter clareza sobre seu público-alvo para melhor comercializar seu produto para eles.
- Usar análises preditivas para antecipar tendências futuras em sua base de consumidores.
- Descobrir os melhores canais para hospedar seus esforços de marketing e otimizá-los.
- Melhorar a experiência do cliente para seu público atual.
Embora você possa chegar a essas mesmas conclusões com práticas de marketing mais tradicionais de tentativa e erro, uma estratégia orientada a dados melhora drasticamente o processo.
Quais os desafios do data marketing?
Como você leu anteriormente, os benefícios de uma estratégia de marketing de dados não vêm sem obstáculos. Existem alguns desafios que sua empresa precisa superar para implementar com sucesso o marketing de dados.
Por exemplo, voltando ao mesmo infográfico citado anteriormente, 44,6% dos profissionais de marketing citaram tecnologia insuficiente como barreira para o sucesso do data marketing. Depois disso, a falta de experiência interna foi citada por 34,8% como seu maior desafio.
A partir daí, outros desafios comuns incluem:
- Silos de dados e falta de coordenação entre os vários conjuntos de dados de uma empresa.
- Dados internos incompletos, desatualizados ou até mesmo cheios de erros.
- Falta de conhecimento sobre técnicas modernas de marketing.
Embora possam parecer grandes obstáculos institucionais a serem superados, entenda que uma forte estratégia de marketing de dados está ao alcance da sua empresa. Seja fornecendo dados de terceiros ou trazendo uma equipe de especialistas em dados, existem soluções para esses desafios comuns.
Para saber quais são elas e implementar o data marketing na sua empresa, entre em contato com a Kriptos e converse com um dos nossos consultores!