Análise de dados significa analisar dados brutos. Com as informações obtidas, decisões podem ser tomadas para melhorar as práticas de negócios. O processo de análise de dados consiste em usar fontes de dados, extrair, transformar e preparar os dados, carregar e armazenar, analisar e, por fim, entregar o produto acabado de forma fácil de entender. A este processo damos o nome de jornada analítica.
Se você está se perguntando como funciona uma jornada de analítica você veio ao lugar certo. Neste artigo, explicaremos o que é uma jornada analítica e quais passos você deve tomar para atingir este nível de maturidade na sua empresa. Acompanhe conosco!
O que é jornada analítica?
Aproveitar seus dados vai além da implementação de ferramentas. É uma jornada que sua organização fará para entender o que é importante medir e como você usa essas informações para impulsionar a tomada de decisões.
A maturidade dos dados e a transformação organizacional andam de mãos dadas; uma organização que melhora o aproveitamento de dados verá a transformação em suas pessoas, processos e resultados gerais de negócios. A jornada analítica, portanto, acontece quando uma organização avança na forma como aproveita as principais informações para tomar decisões críticas de negócios.
Para isso, a primeira fase da jornada analítica começa com uma visão de seus dados que mostra “o que aconteceu”. Nesta fase, os usuários estão visualizando eventos que já ocorreram. Sua capacidade de agir nesses eventos é mínima, mas dá a eles insights sobre o que fazer daqui para frente. A análise descritiva é um componente fundamental de qualquer negócio, mas tem eficácia limitada no mundo em rápida mudança de hoje.
Depois que uma organização sabe o que aconteceu, ela precisa se aprofundar na análise de diagnóstico. Ela precisa entender “por que isso aconteceu?” Existem tendências nos dados que estão se apresentando e precisam ser abordadas? Como exemplo, a organização pode ver que um cliente, produto ou território específico está tendo um bom desempenho?
A análise nesta fase deve fornecer um nível de detalhes que permita ao usuário final estabelecer conexões com eventos e apresentar essas informações com rapidez suficiente para tomar decisões acionáveis.
Descendo ainda mais no modelo de maturidade, as organizações entram na análise preditiva, entendendo “o que vai acontecer?” Esse tipo de insight requer informações detalhadas e oportunas criadas na fase de diagnóstico. As ferramentas e métodos nesta fase usarão tecnologias analíticas avançadas para prever e agrupar determinados resultados, aproveitando os conjuntos de dados históricos e as informações atuais.
A fase final da jornada analítica é a análise prescritiva, tomada de decisão automatizada por meio de aprendizado de máquina e inteligência artificial. A informação que passa por esses sistemas se move tão rápido e em um volume tão grande que seria impossível para um ser humano fazer a análise. Em vez disso, algoritmos sofisticados tomam essas decisões.
Como iniciar uma jornada analítica?
Agora que podemos ver claramente como acontece a jornada analítica, é hora de considerar quais passos tomar ao projetar sua própria. Existem alguns fatores importantes a serem levados em consideração. Veja abaixo quais são eles:
Etapa 1: Crie um plano
O primeiro passo para iniciar sua jornada analítica é criar um plano. Se você tiver análises sem um plano, elas não atenderão aos seus objetivos. Ao criar seu plano, lembre-se de se concentrar nos resultados, não nas saídas. Quais perguntas você está tentando responder com análises?
Além disso, ao analisar seus dados, certifique-se de priorizá-los e consolidá-los. Para tornar esse processo mais eficiente, tente reunir todos os seus sistemas em um repositório. Nesta fase inicial, não se prenda à qualidade dos dados. Algumas pessoas pensam que seus dados precisam ser perfeitos para começar. Isso não é verdade. Seus dados precisam ser bons o suficiente, não perfeitos. Basta começar e continuar refinando-os.
Etapa 2: Reúna uma força-tarefa
É importante socializar seu plano de análise e torná-lo parte de sua cultura de trabalho. Sugerimos que você crie uma força-tarefa de dados. Reúna pessoas em toda a sua organização que têm pontos de vista diferentes, mas têm curiosidade sobre dados e querem aprender.
Marque reuniões, reúna-se regularmente e aproveite a experiência de sua força-tarefa para construir uma infraestrutura de dados com definições e termos consistentes que sejam uma linguagem comum para que todos em sua organização entendam.
Etapa 3: Comece pequeno (mas comece)
Comece simples e depois desafie-se a mudar para cenários mais complexos. Por exemplo, mesmo se você for iniciante, pode começar com uma planilha simples para ver o impacto do que ela está dizendo e depois ir evoluindo para ferramentas mais complexas.
Compartilhar algumas visualizações também é uma maneira muito impactante de dar vida às métricas. Use painéis em reuniões para consolidar dados em sua cultura. As visualizações ajudarão você a ilustrar o que sua organização está fazendo para levar sua missão adiante e mostrarão o que você precisa fazer para atingir seus objetivos.
Etapa 4: Transforme seus insights em ação
Descobrir insights mais rapidamente e realizar análises preditivas são apenas a ponta do iceberg de ciência de dados e análise. Nesse estágio, você pode fornecer insights baseados em dados mais rápido do que nunca, mas tudo é trabalho desperdiçado se as pessoas em toda a organização não estiverem aproveitando esses insights.
Ao dimensionar o poder da análise, todos os departamentos podem ver resultados imediatamente, desde economia de tempo até recursos otimizados e entrega de receita mais alta.
É aqui que toda a alimentação e digestão são úteis. É aqui que você abre seu laptop e vê, em uma planilha ou em um painel, exatamente o que seus dados significam. Esta etapa da jornada é vital. É onde você pode usar os dados coletados e analisados para capacitar suas decisões e otimizar seus negócios no futuro.
Lembre-se de que a chave para uma análise de dados incrível é configurar um bom pipeline. Mantenha seus dados fluindo e faça com que eles trabalhem para você, para que você possa usá-los para tomar as melhores decisões possíveis para seus negócios.
Aqui na Kriptos, temos orgulho em ajudá-lo a criar pipelines. Seja usando scripts ou treinando você para usar as ferramentas que mencionamos aqui e que estão disponíveis para você, nós o ajudamos a transmitir e carregar seus dados em lote.
A alegria de ter uma empresa como a nossa ao seu lado é que você não precisa se estressar por tentar fazer tudo sozinho. Vamos acompanhá-lo a cada passo do caminho, enquanto você aprende a usar essas ferramentas incríveis à sua disposição.
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