As empresas de serviços do setor financeiro estão sempre se esforçando para atender melhor os consumidores. No entanto, maximizar as soluções financeiras exige uma maior eficiência e precisão do que em qualquer outro setor. Cada serviço prestado deve ser calibrado para fornecer o que o cliente precisa sem desperdiçar recursos da empresa.
A análise de dados é um campo que permite exatamente isso: ela mostra às empresas a melhor decisão a ser tomada em um determinado cenário. Este campo usa programas especializados para reunir e compilar dados dos milhares pontos de coletas disponíveis atualmente e apresentá-los aos profissionais de uma forma digerível e compreensível.
A análise de dados é útil em uma ampla gama de aplicações em diferentes indústrias, desde investimentos em fabricação até carros autônomos. No entanto, pode ser particularmente útil para a construção de soluções financeiras devido à sua capacidade de aproveitar tendências econômicas de longo prazo e acompanhar dados de clientes, incluindo big data.
Mas se você ainda está na dúvida sobre os benefícios da análise de dados no setor, aqui estão as cinco principais maneiras pelas quais as empresas de serviços financeiros podem adotar a análise de dados para tomar decisões de negócios ainda melhores.
1. Otimize os serviços financeiros
A análise de dados pode ser treinada para calcular o que aconteceria se as empresas ajustassem aspectos de seus produtos. Por exemplo, ela pode dizer a uma empresa quanto reduzir o custo de um produto para atrair novos clientes e manter os lucros altos.
Como a maioria das empresas de serviços financeiros possui uma ampla variedade de produtos e serviços, a aplicação de análises de dados a cada um desses serviços pode maximizar os lucros e minimizar os riscos. Ela permite que os líderes determinem as melhores ideias em potencial em uma simulação, em vez de experimentá-las na vida real.
Tornar os serviços financeiros mais eficientes não é a única maneira de melhorá-los. A análise do valor do cliente em serviços financeiros exige que as empresas analisem atentamente quais elementos de um serviço o tornam valioso e capaz de atrair clientes.
A percepção do cliente sobre os serviços pode estar surpreendentemente sujeita a mudanças, e mesmo uma pequena mudança nos termos e limites do serviço pode fazer com que os clientes procurem um concorrente.
2. Orçamentos e decisões de marketing
Para decidir quanto dinheiro gastar em marketing, as empresas de serviços financeiros devem levar em conta o alcance potencial que têm em um público-alvo. O uso de análise de dados em serviços bancários permite que as empresas analisem as melhores opções para campanhas de marketing.
A análise também ajuda as empresas a decidir onde gastar seu orçamento de marketing e quais dados demográficos serão os mais valiosos. Se um grupo demográfico específico já estiver vendo muitos anúncios, a empresa pode girar e investir mais em outro modo ou anúncios online direcionados buscando um grupo diferente de clientes em potencial.
3. Gestão de riscos
A análise de dados nos serviços financeiros pode ajudar as empresas a avaliar e lidar com riscos. Planos de seguro, financiamentos e novas contas de cartão de crédito trazem riscos para o provedor. Embora alguns desses riscos sejam inevitáveis, alguns deles podem ser contabilizados e mitigados.
Um exemplo de análise no gerenciamento de risco é calcular o que aconteceria se uma empresa ajustasse seus critérios de qualificação de financiamentos. Ao analisar uma ampla quantidade de dados como renda e risco de encerramento, e contabilizar vários cenários econômicos, uma empresa pode determinar se o relaxamento de seus critérios vale a pena o aumento potencial de clientes.
Os programas de análise também podem dizer às empresas exatamente o quanto devem relaxar ou restringir seus critérios de qualificação para serviços. Elas podem até levar em conta a satisfação do cliente e a previsão econômica de longo prazo.
A análise de risco em serviços financeiros não pode levar em conta todas as variáveis — a pandemia da COVID-19 está aí para provar isso. No entanto, a análise de dados ainda pode analisar tendências de longo prazo e as necessidades atuais do cliente para ajudar a moldar suas conclusões e mitigar impactos de eventos inesperados.
4. Planos de expansão
A abertura de novas agências e serviços exige que as empresas de serviços financeiros comprometam um grande número de recursos. A análise de dados no setor bancário inclui processos para determinar quais expansões valem a pena e quais são mais caras e não valem tanto.
Dados como localização do cliente, hábitos financeiros e mobilidade, podem desempenhar um papel importante na decisão de se vale a pena um novo serviço ou local. Um banco ou cooperativa de crédito não deve abrir uma nova agência se o mercado já estiver saturado ou se a agência estiver em uma área que não é acessível ao público-alvo.
É também uma área chave para aproveitar a mineração de dados em serviços financeiros. A mineração de dados permite que as empresas peguem grandes quantidades de dados, incluindo big data, e os classifiquem em um formato utilizável. Isso possibilita encontrar padrões ocultos e emergentes nos hábitos e tendências do cliente, e aplicar essas informações a cenários futuros.
5. Reduza planilhas e aumente a eficiência
Além de afetar seus serviços e receitas voltados para o cliente, um excelente programa de análise de dados pode reduzir sua dependência de planilhas e análise manual de dados. A maioria das empresas de serviços financeiros usa profissionais de dados que limpam, mantêm e atualizam dados em vários formatos.
A análise digital em serviços financeiros não precisa depender apenas de uma equipe de profissionais. Ao usar os serviços de consultorias especializadas em análise de serviços financeiros, por exemplo, bancos e outros provedores podem superar os limites dos métodos tradicionais e reduzir a pressão sobre os analistas de dados. Isso, por sua vez, os libera para trabalhar em outras tarefas para melhorar ainda mais a empresa.
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