Como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo?

Drones entregando encomendas em nossa casa que nós ainda nem pedimos. Enquanto essa é uma visão um tanto quanto futurista do poder que a tecnologia pode ter no varejo, alguns outros impactos de soluções como o Big Data já podem ser sentidos e aproveitados no presente.

A maneira como a gente compra está evoluindo rapidamente. Tanto online quanto offline, varejistas que estão abraçando uma estratégia baseada na análise de Big Data em busca de entender como seus consumidores compram estão colhendo os frutos (leia-se lucros) em mundo cada dia mais orientado por dados.

Embora não estejamos (ainda) no estágio em que a entrega por drones e a análise preditiva das nossas intenções de compra são comuns, as coisas mudaram muito desde os primeiros experimentos do varejo com o Big Data, como as tentativas da Target, varejista estadunidense, de descobrir quais dos seus clientes estava grávida. 

Hoje, varejistas estão constantemente encontrando maneiras inovadoras de obter insights de uma quantidade cada vez maior de informações estruturadas e não estruturadas disponíveis sobre o comportamento de seus clientes.

E para que você não fique fora dessa, contamos um pouco abaixo como o Big Data pode ajudar seu negócio a se destacar no varejo! Acompanhe conosco!

O que é Big Data?

Embora o conceito não seja novo, vale a pena começar com uma definição de Big Data. Como costuma acontecer, com o passar do tempo, a expressão começou a ser usada com vários significados, mas que indicam o mesmo uso.

O “Big Data” pode, por exemplo, indicar a grande velocidade com que os dados são gerados atualmente, ou a capacidade crescente de softwares e empresas em armazená-los. Pode também indicar os sistemas cada vez mais sofisticados para ordená-los e interpretá-los.

De acordo com o Gartner, “Big Data são ativos de informação de alto volume, alta velocidade e / ou alta variedade que exigem formas inovadoras e econômicas de processamento de informações que permitem uma visão aprimorada para tomada de decisão e automação de processos”.

No contexto da distribuição varejista, o Big Data é toda a informação que uma loja de departamentos, um shopping center ou qualquer outro player do setor pode obter sobre seus consumidores. Os métodos de coleta se diferem e podem ser aplicados tanto online quanto offline. O foco não está exatamente na coleta, mas sim no valor extraído do que é coletado.

Big Data no varejo: qual a importância?

Muitas pessoas têm a impressão de que um bom marketing é uma arte, mas, ultimamente, o Big Data introduziu um elemento científico nas campanhas. Os profissionais de marketing agora contam com dados mais do que nunca para informar, testar e planejar suas estratégias.

E embora os dados e análises nunca substituam as mentes criativas por trás das melhores campanhas de publicidade, eles podem fornecer aos profissionais as ferramentas para ajudar a ter um melhor desempenho no varejo.

Os consumidores têm acesso 24 horas a informações abundantes sobre os produtos, o que revolucionou o setor de varejo. Com a tecnologia digital se tornando onipresente, os compradores podem tomar decisões informadas usando dados e conteúdo online para descobrir, comparar e comprar produtos de qualquer lugar e a qualquer hora.

Para marcas e varejistas, a informação também muda o jogo. O Big Data no varejo pode ajudar as empresas a se manterem informadas sobre as tendências de compras, aplicando análises de clientes para descobrir, interpretar e agir com base em insights de dados significativos, incluindo padrões de compras online e na loja.

Os varejistas — tanto offline quanto online — estão adotando uma estratégia data-driven para entender o comportamento de compra de seus clientes, mapeando-os para combiná-los com produtos e planejando estratégias de marketing mais assertivas para vender esses produtos.

O Big Data está sendo agora aplicado em todas as etapas do processo de varejo — e as possibilidades que isso traz para os profissionais de marketing e as empresas do setor são inúmeras, como veremos a seguir.

Quais os impactos do uso de Big Data no varejo?

O Big Data no varejo vai muito além de tentar prever quais clientes estão ou não grávidas, como citamos no caso da Target, mas pode trazer os seguintes impactos:

Atrair novos clientes com precisão

No grande mercado global em que vivemos hoje, é possível colocar uma loja virtual na frente de milhares de consumidores. No entanto, é claro, cada loja possui um público certo, e é com esse público que todo varejista quer gastar seu tempo e dinheiro uma vez que serão eles que trarão lucros. 

O Big Data e as estratégias que podem surgir de sua análise contribuirão muito para esse objetivo. Mas, para atrair os clientes certos, é necessária precisão para reconhecer o comportamento do seu público-alvo.

Um bom exemplo de como fazer isso por meio da análise de dados é usar uma ferramenta de mineração de informações nas redes sociais, para medir a reação que seu público teve no primeiro contato com qualquer ação de marketing. O Big Data transforma os dados brutos em indicativos do que seu público realmente precisa, proporcionando maior personalização, potencial de fidelidade e aumento da base de clientes.

Por meio das soluções de Big Data é possível cruzar dados de outras fontes, como cadastro de clientes, interações com o público, históricos de mensagens, rotas percorridas por usuários em lojas virtuais ou físicas e muitas outras. A partir disso, essas informações são processadas em comparações e mapeamento de padrões, resultando em métricas altamente qualificadas para os gestores. 

Oferecer um ponto de acesso único

Não é só o marketing que contribui para o aumento das vendas em um varejo; cada departamento de uma loja tem seu papel no sucesso geral do varejo. O problema é que cada um pode coletar e possuir diferentes tipos de dados. E cada departamento pode estar coletando dados diferentes. 

Da mesma forma, cada um desses departamentos precisa acessar os dados, o melhor é que haja um acesso único, no qual seja possível que os dados de cada um dos departamentos sejam cruzados. É assim que as estratégias podem ser traçadas entre todas as partes. A ideia é que o trabalho de todos se encaixe, que recursos não sejam desperdiçados e que o impacto das ações e campanhas nas vendas em geral seja conhecido com exatidão.

Antecipar tendências

Utilizando métodos avançados para extrair valor dos dados, como análises preditivas, é possível antecipar tendências de compra e se destacar da concorrência. Essas tendências vão muito além de saber quais e quantos produtos devem ser armazenados por estoque, e por quanto tempo, mas também incluem entender mudanças nos hábitos e preferências do público-alvo. 

Ao antecipar tendências no varejo físico e digital, sua loja pode oferecer não apenas produtos novos antes dos concorrentes, mas também itens que realmente supram os atributos buscados pelo público. Basta lembrar que não basta apenas extrair dados para reestruturar estratégias, mas extrair valor delas. E o Big Data no varejo consegue fazer exatamente isso.

Otimizar a fidelidade do cliente

Os dados coletados pelas ferramentas de Big Data são fundamentais para avaliar a interação do consumidor com a empresa e, como objetivo final, para fidelizá-lo. A tecnologia é capaz de coletar dados pessoais dos clientes, como nome, idade e sexo, e fazer uma conexão profunda com o perfil de compra, preferências e frequência de visitas.

Voltando no caso da Target, ao identificar clientes que estavam grávidas, a empresa poderia enviar cupons promocionais de produtos para bebês e direcionar a navegação desse público na loja (seja virtual ou física) para aqueles itens pelos quais elas podem ter mais interesse.

Ao identificar com precisão o perfil dos clientes, é possível desenvolver estratégias que os façam retornar à loja.O Big Data também permite que você integre as informações do cliente às suas mídias sociais para identificar seu comportamento e sentimentos em relação à marca. Isso gera insights valiosos para a equipe desenvolver campanhas específicas para atrair e reter consumidores com o perfil do estabelecimento.

Realizar mudanças no layout da loja

A forma como os consumidores andam pela loja física ou navegam entre as páginas de uma loja virtual diz muito sobre suas intenções de compra. Dados de sensores instalados nas lojas podem rastrear essas informações para que o layout da loja seja repensado de maneira a impulsionar as compras.

A otimização do layout permite não só chamar a atenção do consumidor como também lidar com a sazonalidade e períodos de poucas vendas. Um supermercado, por exemplo, pode usar esses dados para repensar as estratégias e campanhas no final do mês, período conhecido por ter volumes menores de vendas.

Essas estratégias podem incluir a mudança de posição de alguns itens-chave, além da criação de stands com promoções em pontos estratégicos da loja para estimular a compra por impulso. Também incluem a definição de preços diferenciados e a verificação de produtos que possuem baixa demanda e que, portanto, podem ser retirados do catálogo da loja.

Por exemplo, a Macy’s, grande varejista de moda dos Estados Unidos, usa a tecnologia para verificar o giro dos produtos em suas unidades. Essa análise reduz o tempo gasto nas operações logísticas e evita que muitas mercadorias fiquem em estoque, o que reduz os custos com armazenamento.

Otimizar a precificação de produtos

Outro uso para o Big Data no varejo é a otimização de preços. O Big Data pode ser usado para ajudar a determinar quando os preços devem ser reduzidos ou quando eles podem ser aumentados sem que o cliente fique insatisfeito. 

Anteriormente, antes do advento do Big Data, os descontos ocorriam no final da temporada de compras, com as lojas descontando enormemente nas mercadorias restantes. O problema com essa abordagem é que a demanda já acabou no momento em que ocorrem as remarcações. A análise de Big Data permite entender não só o momento certo de aplicar essas estratégias, como também analisar a concorrência para saber o que estão fazendo em termos de preços e como sua loja pode se destacar para captar a atenção dos consumidores.

Conclusão

A partir dos impactos listados acima, é possível perceber as inúmeras aplicações que o Big Data pode ter no varejo. Os varejistas que sabem aproveitar essas aplicações de forma inteligente podem obter insights melhores para aumentar as vendas e os lucros do negócio.

Hoje, os clientes esperam uma certa quantidade de vendas guiadas. Eles querem saber sobre os produtos que os interessam e atraem especificamente. Os varejistas precisam apresentar a seus consumidores produtos e promoções personalizadas de acordo com suas preferências e hábitos. Atender a essa individualidade aumenta a receita, a satisfação do cliente e a fidelidade à marca.

Ao mesmo tempo, esses varejistas devem estar atentos às suas operações, orçamento de marketing e otimização de preços. Eles devem desenvolver e comercializar produtos que sejam tendências. Eles devem estar preparados com estoque suficiente na Black Friday. Eles devem definir o preço de seus produtos de maneira adequada. Agregar, normalizar e interpretar Big Data permite que os varejistas atinjam todos esses objetivos e muito mais.

Gostou de aprender sobre o uso do Big Data no varejo? Acompanhe o blog da Kriptos e veja muito mais conteúdos como este!

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