O mercado de hoje adora palavras da moda, as chamadas buzzwords. Nos últimos anos, vimos buzzwords como Big Data, Inteligência de Negócios, Experiência do Cliente crescerem e encherem os conteúdos e notícias empresariais por todos os lados. Agora, o mais novo termo dominando as comunicações do mercado é data driven.
Embora se tornar uma palavra da moda leve ao uso excessivo do termo e, muitas vezes, ao significado reduzido ao longo do tempo, isso não muda o fato de que esses termos alcançam esse status porque representam conceitos essenciais aos quais todos devemos aspirar.
No caso do data driven, estamos falando do conceito de organizações orientadas a dados, ou seja, aquelas empresas com uma cultura baseada no uso de números e fatos para uma tomada de decisão eficiente.
Parece mais do mesmo? Não exatamente! Enquanto as discussões sobre a importância da análise de dados já vêm tomando as mesas de escritório há algum tempo, o data driven leva essa ideia a um novo patamar, onde as informações de fato se tornam a cultura da empresa.
No artigo abaixo, você aprenderá mais sobre o que significa ser uma organização orientada a dados e quais os benefícios o data driven pode trazer para a sua empresa!
Data drive: o que é uma organização orientada a dados?
O termo data drive descreve um estado de negócios em que os dados são usados para fortalecer a tomada de decisões e outras atividades relacionadas de forma eficiente e em tempo real. Para uma empresa, atingir este estado significa conquistar melhores resultados, em menos tempo e com menos custos.
A cultura data drive surgiu como resposta à 4° Revolução Industrial, ou Indústria 4.0. Cada revolução industrial disparou uma gama de novas mercadorias, eficiências e possibilidades, além de perturbar a cultura organizacional existente.
O vapor empurrou as pessoas para a primeira revolução industrial. Eletricidade foi o motor da segunda e a Tecnologia da Informação foi o da terceira. Agora, os dados impulsionam a quarta revolução, apoiando novos recursos e potencial econômico. O primeiro passo foi reconhecer a importância do uso dos dados — agora é a hora de uma verdadeira mudança cultural que tenha os dados como seu pilar principal.
Veja mais >> Como ter a análise de dados ao alcance do seu negócio?
Quais as vantagens de ser data driven?
Com os avanços na tecnologia, recursos de computação e acesso aprimorado a grandes conjuntos de dados, houve um aumento nos casos de uso para abordagens orientadas a dados. Comportamento do consumidor, logística, modelagem de preços — tudo isso pode ser decodificado e se tornar muito mais simplificado se a abordagem baseada em dados for adotada.
É muito mais fácil otimizar com uma abordagem baseada em dados em vez de confiar puramente na intuição. Abaixo, separamos algumas das vantagens de ser uma organização data driven
1. Promove transparência
Um dos principais benefícios de tomar decisões com base na análise de dados é que mais ou menos elimina os elementos puramente subjetivos das escolhas. A lógica por trás de uma decisão está lá para que todos possam ver. A transparência e a responsabilidade aprimoradas têm o potencial de melhorar o trabalho em equipe e a moral dos funcionários.
O gerenciamento orientado a dados também incentiva os funcionários a ver a importância de coletar e fazer backup continuamente. Com metas quantificadas e resultados mensuráveis, percebe-se que uma abordagem data driven os responsabiliza por seu desempenho.
2. Oferece melhoria contínua
Outra vantagem do gerenciamento de decisões com base em dados é que melhora invariavelmente o desempenho. As organizações acham mais fácil implementar mudanças incrementais, monitorar métricas vitais e fazer mudanças rápidas com base no resultado.
Uma cultura data driven também melhora a capacidade de escala de uma organização, tornando possível executar ideias e planos de contingência rapidamente, sem reuniões desnecessárias e complicações logísticas.
3. Permite insights positivos
O gerenciamento de decisões com base em dados ajuda os líderes de negócios a extrair dados para percepções precisas e acionáveis. As abordagens baseadas em dados também ajudam a realizar comparações e testar diferentes estratégias de negócios.
Correlacionar dados em tempo real com padrões anteriores pode confirmar o sucesso de uma estratégia ou forçá-lo a voltar alguns passos para repensar uma decisão antes que ela cause problemas irreversíveis.
4. Fortalece a organização
As organizações baseadas em dados incentivam uma cultura de consistência e padronização ao longo do tempo. As pessoas têm um senso de certeza sobre as decisões prováveis e estão totalmente cientes das implicações dos dados coletados.
À medida que mais e mais indivíduos dentro da organização se envolvem no gerenciamento de decisões baseado em dados, eles adquirem as habilidades para desempenhar seus papéis com perfeição. Uma organização em harmonia com os dados está bem posicionada para colher consistentemente as recompensas de decisões bem tomadas.
Enquanto os benefícios de ser data driven contribuem juntos para o sucesso da organização como um todo, transformar a cultura interna para uma orientada a dados requer planejamento estratégico.
A BHS Kriptos pode te ajudar nesse caminho! Conheça nossas ofertas e saiba como.