CDP: saiba tudo sobre plataformas de dados dos clientes

Conhecer o cliente é fundamental para traçar estratégias mais inteligentes e conquistar o seu público-alvo. Para tanto, é preciso entender a jornada de compra e as expectativas do mesmo para com a sua empresa.

Por isso, o marketing deve ser feito sempre levando em consideração os dados, como número de visitas ao site, taxa de engajamento, abandono de carrinho entre outras métricas. Dessa forma, você saberá exatamente como anda a experiência do cliente.

Contudo, esses dados estão localizados em diferentes lugares, portanto, adotar ferramentas que unificam essas informações em uma só plataforma, é essencial para trazer mais agilidade nas análises e simplificar o dia a dia.

Um dos caminhos é a utilização do CDP. Quer saber mais sobre essa solução? Então leia este artigo até o final!

O que é o CDP (Customer Data Platform, Plataforma de dados de clientes)?

O CDP ou Customer Data Platform ou Plataforma de Dados de Clientes é um software que coleta e unifica dados de clientes primários, centralizando todas as informações em um só lugar. O objetivo é proporcionar uma visão geral e completa de cada cliente.

Por que o CDP é tão importante para as empresas?

Porque ele olha para os clientes de forma individualizada. Identificando as dores de cada um e dessa forma, permitindo que o atendimento seja personalizado e segmentado de acordo com as preferências do mesmo. Dessa forma, o CDP oferece dados de natureza:

  • Comportamental: ações realizadas no site/ aplicativo ( tempo no site e abandono de carrinho, interações com o chat, quantidade de visitas…);
               
  • Transacionais: compras e devoluções de clientes, transações financeiras…;
               
  • Demográficos: idade, gênero, escolaridade, estado civil, entre outras informações.

Quais são as finalidades de uma CDP?

Uma CDP possui diversas finalidades, que irão variar de acordo com os objetivos do cliente, afinal as métricas a serem analisadas podem mudar a depender da natureza do negócio. Contudo, existem três pilares fundamental para qualquer negócio que deseje aprimorar a experiência do cliente:

1. Coleta e unificação dos dados

Atualmente os profissionais de marketing, utilizam-se de diferentes ferramentas de coleta de dados para trabalhar como: Google Analytics, ferramentas de CRM, mapa de calor no site e insights fornecidos nas redes sociais.

São inúmeras fontes de informação que estão dispersas e não se conectam, o que suga tempo e torna o processo de análise algo trabalhoso. Ao adotar uma plataforma onde pode-se enxergar os dados de forma unificada. os profissionais de marketing ganham mais tempo para analisar os dados.

2. Gerenciamento de consentimento e privacidade

Esse pilar é essencial para manter a segurança jurídica e de dados da sua empresa e dos clientes respectivamente. Além da unificação dos dados, as CDPs, também oferecem recursos de gerenciamento de consentimento e políticas de privacidade.

3. Ativação de dados do cliente

Após a autorização concedida pelo cliente para a utilização dos dados, aí sim, a CDP irá inseri-los na plataforma e eles serão ativados para o uso. Criando segmentos de público que podem ser utilizados nas demais plataformas de marketing.

O que uma plataforma de dados do cliente faz?

Por conta do avanço dentro do digital, os clientes no ambiente virtual estão interagindo com a sua empresa das mais variadas formas. A jornada de compra começa bem antes do carrinho, com pesquisas, ou uma curtida nas redes sociais.

Essas ações deixam fragmentos de informação, dados originários de diferentes origens. Uma CDP, insere essas informações em seu sistema, e depois as padroniza, transformando-as em identidades individuais de cada cliente. Em seguida essas informações são transformadas em um único perfil consistente e preciso.

Em seguida a plataforma de dados de cliente reformata os dados do perfil, e assim, essas informações a serem utilizadas em diversos processos de marketing como:

  • CRM;
             
  • Segmentação de cliente;
             
  • Personalização;
             
  • Avaliação de leads;
             
  • Recomendação de produtos;
             
  • Automatização Omnicanal;
             
  • Ressegmentação de publicidades;
             
  • Otimização de taxas de conversão;
             
  • Análise avançada;
             
  • Automação de marketing;
               
  • Teste A/B;
             
  • Criação de conteúdo;
             
  • Personalização de conteúdo;
             
  • Alcance nas mídias sociais.       

Plataforma de dados do cliente (CDP) vs. CRM

CDPs e CRM, não é a mesma coisa! Apesar de lidarem com dados de clientes, o CRM tem como objetivo a venda, sendo projetado para tanto, enquanto que o CDP é projetado especificamente para ser uma ferramenta de marketing.

Veja as diferenças entre CDP, CRM e DMP

Outra vantagem ao adotar uma plataforma de dados de cliente está na sua capacidade de integração com outras tecnologias. Ou seja, ela também pode utilizar plataformas de gerenciamento de dados (DMPs) e soluções de gerenciamento de relacionamento CRM, para unificação e criação de perfis de clientes.

Confira abaixo o que são cada uma dessas plataformas e como elas se diferem:

  • CDP: cria uma visão única, coerente e completa de cada           cliente a partir de dados coletados em diferentes plataformas. Depois disponibiliza os mesmos aos profissionais de marketing na forma de perfis, prontos para a criação de campanhas personalizadas.
             
  • CRM: já aqui o objetivo é somente o relacionamento, servindo como canal de comunicação e interação da empresa com os clientes já adquiridos e aqueles que são clientes em potencial.      
             
  • DMP: esta, foi criada especificamente para o suporte a anúncios online, destinados a prospecção de novos clientes, reunindo dados de cookies. Diferente das CDP, os dados  advindo dela são anônimos e armazenados por um período muito   curto, geralmente 90 dias.

Benefícios de uma CDP

Agora que você já sabe o que é como funciona, hora de conhecer todos os benefícios que uma plataforma de dados de cliente pode proporcionar ao ux da sua empresa:

Visão completa do cliente

A CDP proporciona uma visão 360 do seu cliente, pois inclui informações diversas sejam demográficas, histórico de compras, interações online e offline, preferências, entre outros dados relevantes.

Personalização da experiência

Ofereça no momento certo, o produto certo e no tom de voz mais adequado! Falar a língua do cliente, a personalização e aprimorar as estratégias de ux e enriquecer ainda mais a experiência do cliente.

Segmentação avançada

Assim, é possível classificar os clientes tomando como norte critérios específicos como: comportamento de compra, interesses pessoais, localização geográfica e renda por exemplo. Dessa forma suas campanhas são melhor direcionadas e mais relevante diante do público-alvo almejado.

Aumento da taxa de conversão

Com informações organizadas, completas e confiáveis, os insights serão certeiros! Assim, você melhora o engajamento do cliente, estimula mais interação com a sua marca e dessa forma aumenta as chances de compra, favorecendo dessa forma um maior número de clientes que finalizam a compra.

Aumento da satisfação do cliente

Um bom relacionamento é fundamental para estratégias de up-sell e cross-sell, aumentando a probabilidade de novas vendas, como o fortalecimento de marca! Outra vantagem é a diminuição do custo de aquisições, uma vez que os clientes cativos continuarão comprando.

Melhora o ROI de marketing

Menos investimento e mais retorno, chega de perder tempo com clientes que apenas vão reclamar do preço ou que apenas poluem a sua base. Com uma CDP suas campanhas irão atingir os segmentos mais relevantes e propensos à conversão.

Como implementar CDP na sua empresa?

Uma das formas é a adoção da plataforma Amplitude, uma CDP com interface intuitiva para que você possa analisar o seu site ou aplicativo com mais praticidade. Ela possui recursos em análise avançada para: aquisição/ atração, monetização e retenção de clientes.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então entre em contato conosco e agende uma conversa! A era do achismo acabou! Transforme a sua gestão com os dados!

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