Maturidade analítica: em qual estágio está sua empresa?

Maturidade analítica

Sabia que apenas 23% das empresas brasileiras possuem alto nível de maturidade analítica? O dado vem de um estudo realizado pela Dell Technologies e a Forrester Consulting e indica que, mais da metade das empresas do nosso país estão sobrecarregadas, com o volume e a variedade dos dados.

Começar a jornada analítica não é uma tarefa simples, e envolve uma série de ferramentas e conhecimentos. O que inclui a preparação do time, investimento em tecnologia e criação de uma cultura data-driven.

Para que a sua empresa possa avançar e atingir o nível máximo de maturidade analítica, é preciso entender quais são as ações e processos que devem ser adotados. Portanto, é fundamental identificar em qual estágio está a sua organização e quais devem ser os próximos passos.

Vamos descobrir juntos?

O que é maturidade analítica?

Refere-se a capacidade da empresa de utilizar dados internos e externos. Para identificar em qual estágio de maturidade analítica uma organização está, alguns fatores são observados, como por exemplo: se os mesmos são ou não coletados, organizados e utilizados a fim de gerar benefícios e informações.

Qual é a sua importância?

Sabe aquele gargalo que você não consegue resolver? Ou aquele mercado novo, que a sua empresa está tendo dificuldades para se inserir? Com uma maior maturidade analítica vocês serão capazes de extrair informações valiosas, que irão ajudá-los a conquistar o espaço que tanto almejam.

Quanto mais desenvolvida for a cultura de dados na sua empresa, abrem-se mais possibilidades e perspectivas. Uma vez que, com dados estruturados e transformados em insights, vocês irão contar com uma visão mais ampla e realista do negócio.

Quais são os impactos na produtividade da empresa?

De acordo com estudos realizados pela consultoria S&P Global Market Intelligence, com empresas campeãs de dados, a maioria dos entrevistados confirmaram que a utilização de análise de dados demonstrou impactos positivos e influenciaram diretamente no aumento de receita da organização.

Na pesquisa foram medidos os impactos nas áreas de:

  • Inovação de produto (35%);
               
  • Sustentabilidade (43%);
               
  • Financeiro: corte de despesas e custos (50%).

Isso significa, que quanto mais a sua empresa conseguir utilizar as informações, maior será o potencial de ganho e dessa forma a sua competitividade.

Como posso identificar em qual fase da maturidade analítica a minha empresa está?

O primeiro passo é entender cada etapa, então vamos lá? A Gartner, a maior consultoria de dados do mundo, classifica a maturidade analítica em 5 estágios:

Nível 1: Incipiente

Se a sua empresa não possui ou ainda, utiliza-se de forma pontual, ou seja, apenas em demandas isoladas, ferramentas de BI e Analytics, vocês estão bem no inicinho da jornada analítica. Outra característica do nível 1, é que a empresa ainda não tem métricas de desempenho claras e KPI’s padronizados.

Nesta etapa, é muito comum que as informações estejam desestruturadas, sendo extraídas principalmente de planilhas do Excel ou bases de dados pessoais. Características gerais:

  • Dados             não são explorados;
               
  • Dados             e Analytics são gerenciados de forma isolada e desconectada;
               
  • Análises são ad hoc, ou seja, contemplam apenas o que falta nos relatórios tradicionais.   
               
  • Pessoas discutem sobre quais dados estão corretos;
               
  • Planilhas e informações estão desorganizadas.     

Nível 2: Oportunista

Neste momento, as equipes já entenderam os impactos positivos da análise de dados e começaram a surgir projetos na tentativa de otimizar a criação de relatórios. Dados e Analytics sendo feitos de maneira isolada e desconectada. Contudo, agora existem tentativas de padronização dos processos de tratamento desses dados.

A organização tenta formalizar os requisitos de disponibilidade de informações, porém a cultura e a governança, ainda não estão preparadas para a cultura data-driven:

  • Processo dificultado pela cultura e incentivos inconsistentes;            
               
  • Barreiras organizacionais e falta de liderança;
               
  • A estratégia tem mais de 100 páginas;
               
  • Qualidade dos dados um pouco melhor, mas ainda em silos.

Nível 3: Padronizado

No nível 3, a companhia já se utiliza das mesmas bases de informações e modelos de dados, aqui já existe a utilização mais robusta de ferramentas de Businnes Intelligence. Ademais, também já existe um processamento de dados padronização, assim como, o compartilhamento dos mesmos com todos os membros da empresa. Características gerais:

  • Implementação da área de BI;
               
  • Padrões tecnológicos começam a surgir;
               
  • Projetos “cruzam” processos de negócios;
               
  • O executivo de negócio torna-se defensor do BI.   

Nível 4: Empreendedor

Aqui a maturidade analítica está bem mais avançada, a empresa olha para os dados como um dos elementos essenciais para a criação de estratégias. Portanto, no estágio 4, a empresa define o planejamento tomando como norte as métricas de desempenho e assim, estabelecendo metas corporativas.

Nesta fase, todas as áreas da empresa utilizam as mesmas ferramentas, o que proporciona informações mais confiáveis e organizadas, as quais são consideradas nas tomadas de decisão. Características gerais:

  • Procura proativa de novos métodos e ferramentas;
               
  • Implantação de uma estrutura baseada em métricas;
               
  • Programa sofisticado de gerenciamento;
               
  • CFO ou COO tornam- se responsáveis.

Nível 5: Transformador

No último nível a sua empresa já está bem perto de ser uma campeã de dados. Mesmo que ainda haja muito o que melhorar, aqui as informações já estão estruturadas, já há a cultura do uso de ferramentas de BI para análise de dados. A estrutura das métricas de desempenho vai além e alcança fornecedores e parceiros externos, no nível 5, a empresa conta com o suporte de especialistas em dados.

Com ajuda de um serviço especializado, a organização eleva, ainda mais, a qualidade do tratamento das informações e proporcionando maior responsividade ao negócio ao adicionar mais tecnologia. Tudo isso, a partir do uso de plataformas que fornecem análises preditivas e prescritivas, fundamentais a tomadas de decisão mais assertivas. Características gerais:

  • Transformação da indústria/empresa;
               
  • Orientado pela estratégia do negócio;
               
  • Perspectiva de fora para dentro;
               
  • Cultura da performance empresarial;
               
  • CAO    com papel definido.   

Vantagens de um alto nível de maturidade analítica

Sem informações confiáveis, a gestão caminha no escuro e pode acabar se perdendo ou alimentando distrações que não são relevantes para o negócio. Por isso, a busca pelo aprimoramento no manejo de dados é tão fundamental.

Pois, um bom processamento de dados, garante mais praticidade e objetividade no dia a dia. Proporcionando uma gestão mais eficiente e realizada a partir:

  • Monitoramento dos KPI’s corretos;
               
  • Maior entendimento do comportamento do mercado;
               
  • Responsividade em relação a possíveis imprevistos;
               
  • Proteção dos dados, respeitando a LGPD.

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