Atualmente os dados já são reconhecidos como um ativo fundamental para o sucesso das empresas, porém, o desafio neste momento, é saber como trabalhar para que a análise de dados possa abrir caminhos para o seu negócio.
De acordo com a PINTEC Semestral (pesquisa realizada pelo IBGE) 84,9% das indústrias de médio e grande porte utilizam-se de tecnologia digital avançada. A pesquisa foi realizada em 2022 com mais de 9 mil empresas e revelou que das companhias participantes do estudo, 78, 8% estavam em desenvolvimento de projetos para análise de big data.
Este cenário sinaliza para uma nova forma de fazer negócio e criar estratégias, ou seja, a análise de dados tornou-se indispensável àqueles que desejam mais destaque e competitividade em seu segmento.
Leia o nosso artigo até o final e veja como a análise de dados aliada a ferramentas de business intelligence podem trazer um diferencial competitivo para a sua empresa:
Business Intelligence como diferencial competitivo
Não adianta apenas vender, é necessário saber para quem, como, onde por que, pra quê, além dos pontos fortes, fracos e também desconhecidos do seu cliente ou da sua área de atuação. Imagino, que você já saiba que o famoso business intelligence, diz respeito ao uso de informações para gerar insights e respostas que irão favorecer a criação de estratégias de negócios mais certeiras.
Mas afinal, de que forma o BI traz esse diferencial competitivo?
Como já exemplificado acima, ele responde as perguntas, que irão fazê-lo conhecer melhor o cenário no qual a sua organização está inserida. Essa metodologia adota três pilares:
Coletando dados
As informações que você precisa podem vir de diferentes lugares, como páginas promocionais, fichas de inscrição e notas fiscais, o que dificulta e faz com que a coleta seja algo não tão simples de executar. Por isso, é muito importante que a sua empresa possua alguma ferramenta para tal.
Dessa forma, é fundamental que a coleta seja feita em um sistema estruturado como por exemplo o Power BI , para garantir a confiabilidade e assim, promover análises e conclusões as mais assertivas possíveis.
Organizando e analisando dados
Não basta apenas coletar os dados, é preciso separar o joio do trigo, identificando quais são as informações mais relevantes para o seu negócio. Ao utilizar uma ferramenta adequada para coletar as informações é preciso armazená-las de forma integrada.
A partir da utilização de ferramentas como o Tableau, por exemplo, você pode acessar gráficos, dashboards, tabelas, assim como, outras formas de representação, que irão ajudá-lo a organizar o seu conhecimento.
Monitorando e controlando indicadores
Com os relatórios fornecidos pelas ferramentas, fica muito mais fácil, estipular KPI’s e observar o comportamento da sua operação em tempo real! Ter essa visão é essencial para ampliar a percepção do negócio, o que, por sua vez contribui para tomadas de decisão mais conscientes e com base nos dados.
Os três pilares acima são fundamentais para que a sua empresa alcance um diferencial competitivo afinal, eles permitem que a sua organização:
- Entenda melhor os seus clientes, extraindo informações como renda, interesses, localização, hábitos…;
- Identifique tendências de mercado, enxergando mudanças de comportamento e prevendo cenários;
- Identifique pontos fortes e fracos, analisando lacunas no mercado e novas áreas de atuação.
Como a análise de dados pode ajudar a otimizar processos?
Sempre há o que melhorar e jornada analítica começa, quando temos a oportunidade de olhar criticamente para a estrutura, portanto, é possível otimizar negócios de diversas maneiras:
Identificação de gargalos
Ao analisar dados relacionados a desempenho, tempo de espera, tempo de produção de um certo produto, taxa de sucesso, taxa de abandono de compra, entre outras informações, é possível identificar onde estão erros e assim identificar pontos de melhoria.
Previsão de demanda
Imagine se você pudesse prever o futuro? O planejamento seria bem melhor não é mesmo? Com a análise de dados você tem a capacidade de prever a demanda de produtos e serviços. Dessa forma, fica bem mais fácil ajustar a produção e o estoque, evitando desperdícios e promovendo mais previsibilidade e uma gestão mais ajustada às necessidades do período.
Monitoramento da qualidade
Ao trabalhar com indicadores você sabe exatamente onde quer chegar. Os dados são um mapa em direção a excelência, e são aliados incríveis do controle de qualidade, favorecendo uma maior padronização dos produtos e serviços oferecidos pela sua empresa.
Melhorias de eficiência
Se você possui uma visão holística do negócio a visualização de soluções, assim como a identificação de erros e falhas fica mais ágil. Além disso, você gasta menos tempo em tarefas exaustivas e sem propósito claro, para foca no que realmente geram retorno. Com as ferramentas de BI, as falhas são mais rapidamente identificadas e os processos podem ser continuamente aprimorados.
Oportunidades para inovação e crescimento
Quando se têm mais respostas, a empresa fica muito mais propensa a inovação. Pois o conhecimento promovido pelas ferramentas de business intelligence pode ser acessado por pessoas de diferentes áreas, desse modo a organização se vale de olhares multidisciplinares para suas questões, o que culmina e novas perspectivas e oportunidades de atuação.
Empresa de refrigerantes aumentou em 50% os pontos de venda com business intelligence
A empresa de refrigerantes americana Snapple Group conseguiu aumentar em 50% a distribuição de seus produtos em pontos de venda nos EUA. A equipe de rota de vendas trocou o velho fichário com dados de clientes, notas e vendas por um ipad pequeno e leve.
Agora eles têm a ajuda de um software que informa quais lojas visitar, quais produtos oferecer a cada varejista e outras métricas importantes. A plataforma utilizada é equipada com machine learning o aprendizado de máquina gera insights que são transformados em recomendações para os vendedores.
Além das recomendações, os funcionários também podem checar o seu desempenho frente as projeções esperadas pela empresa, e dessa forma podem saber se estão no caminho certo para bater as metas.
Viu como a análise de dados fez toda a diferença? De acordo com uma pesquisa realizada pela TOVTVS somente 5% das empresas fazem bom uso da inteligência de dados. Conforme vimos no exemplo acima, conhecer os dados e fazer uso deles é a porta de entrada para novos mercados, oportunidades de crescimento e até mesmo a resposta para sair de crises.
Não perca tempo, comece agora mesmo a sua jornada analítica, a Kriptos pode ajudar você com uma consultoria de dados completa.
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