Em um ambiente comercial tão competitivo como o atual, não há mais tempo a perder em tarefas morosas, manuais e repetitivas. Afinal, com as tecnologias de automação tornando-se cada vez mais utilizadas, o foco agora são tomadas de decisão mais assertivas, no time certo.
Empresas gigantes e que são referências em seus segmentos como o Banco Itaú por exemplo já adotaram o APA como parte importante da operação, em busca de diminuir gargalos e solucionar problemas do negócio.
A automação dos processos analíticos é indispensável para quem pretende aumentar a eficiência e trazer mais estratégia na condução dos negócios. Leia o nosso artigo até o final e descubra como o uso de APA promove inúmeras vantagens a sua organização!
O que é APA?
Conhecido como APA ou Analytic Process Automation em português Automação de Processos Analíticos, trata-se de tecnologias que possibilitam que diferentes áreas de uma organização possam processar e compartilhar dados com facilidade transformando-os em insights sobre a operação.
Assim, os funcionários ganham mais agilidades, uma vez que não precisam mais coletar ou comparar uma quantidade volumosa de dados. Uma vez que, os mesmos já chegam prontos e confiáveis por meio de uma plataforma, assim, podem ser usados nas tomadas de decisão.
Os três grandes pilares da APA
Os softwares de automação de processos analíticos combinam em um único sistema: machine learning, ciência de dados, automação de processos e inteligência artificial. Portanto são capazes de contribuir para o aumento da produtividade por meio desses três pilares:
1. Democratização das análises de dados
Isso significa: simplificação das análises, mais acessibilidade, uma vez que, os dados estão disponíveis em diferentes pontos de contato de forma remota e a qualquer momento. O que proporciona um planejamento estratégico que favorece as tomadas de decisão.
2. Automatização e otimização de processos
Agora a inteligência artificial e a ciência de dados estão ao seu serviço, para otimizar a análise de dados. Ou seja, automatizando fluxos de trabalho e processos analíticos complexos e repetitivos, o resultado é: o APA acelera a geração de insigths.
3. Empoderamento dos colaboradores
Muito mais do que facilitar o acesso as informações, o APA coloca o colaborador no centro das decisões, como protagonista da jornada analítica, demandando mais engajamento e fomentando a difusão da cultura de dados na sua empresa.
Por que a automação de processos analíticos é tão importante?
De acordo com a Gartner, consultoria especializada em novas tecnologias no mundo corporativo, a análise de dados são os principais “aceleradores de digitalização e esforços de transformação de uma organização”.
Portanto, ela possui uma contribuição fundamental na eliminação de gargalos e na autonomia das equipes ao solucionar problemas de forma assertiva e inteligente. Veja a seguir algumas das principais vantagens da automação de processos analíticos para a produtividade:
Vantagens da aplicação da automação dos processos analíticos
De acordo com o IDC, 51% do tempo dos analistas é dedicado a busca por informações e depois disso, 47% do próximo período, é utilizado no refino desses dados. Ao aplicar corretamente as ferramentas de APA, como o Alteryx, por exemplo, é possível obter vantagens que auxiliarão na eficiência da sua operação:
- Mais facilidade na elaboração de relatórios;
- Resultados analíticos mais rápidos para decisões de negócios acionáveis;
- Maior integração entre as áreas da sua empresa;
- Mais engajamento dos funcionários e capacitação com processos rápidos de qualificação self-service;
- ROI mensurável nas área mais relevantes do seu negócio.
O Banco Inter conseguiu escala crescimento de 2000% em 5 anos com a automação de processos analíticos
Em entrevista ao CEO da Kriptos, Helberth Cavalcante, durante do painel sobre automação analítica de uma Finctech, no BHS Fintech Summit 2023, a Gerente de Operações de Conta Digital do Banco Inter, Bruna Aquino, falou sobre como a automação dos fluxos analíticos foi essencial na expansão do banco.
“Em 2017 atingimos o marco de 1 milhões de clientes” segundo a Bruna, junto com esse grande marco, também vieram outras questões “Eram milhares de transações financeiras de milhares de clientes, o investimento em tecnologia é essencial para atingir metas ousadas e conseguir escalar o crescimento”.
Além dela, Vinícius Rodrigues, Especialista de Operações da Conta Digital no Banco Inter também falou sobre a economia de tempo promovida a partir do uso da APA:
“Eu entrei na empresa nesse marco de 1 milhão de clientes e muita coisa ainda era feita de forma manual no Excel, os analistas gastavam de 6 a 7h por dia fazendo análise de dados em contas. Algo que hoje levamos 1h para fazer”.
Ter a tecnologia ao seu favor com um sistema de self-service BI como o Alteryx foi fundamental para que a área de negócios pudesse trabalhar com mais agilidade sem depender do time de TI.
Conforme Bruna relatou durante o bate papo, essa estrutura possibilitou que em 5 anos o Inter passasse de 1 milhão de 2021 para 29 milhões de clientes em 2022, aumentando o seu portfólio de produtos digitais. Veja a conversa na íntegra: