Conheça os melhores softwares e ferramentas para análise de dados

ferramentas de análises de dados

A análise de dados já é considerada um processo fundamental para a otimização das operações e melhorias em produtos e serviços. Atualmente empresas como Nike, Danone, McDonalds e outras gigantes já utilizam a tempos o Big Data como fonte de estratégias.

Essa metodologia também pode ser aplicada a diversos segmentos e tamanhos de empresa, para tanto, basta utilizar- se das ferramentas. Assim você terá sempre informações atualizadas sobre o comportamento do mercado, do seu negócio e público-alvo.

Neste artigo trouxemos para você uma seleção dos melhores softwares e ferramentas para análise de dados! Aproveite a leitura!

A importância das ferramentas e softwares de análise de dados

A principal finalidade dos softwares de dados é fornecer informações seguras para a tomada de decisões e criação de estratégias. Isso porque, a partir destes dados é possível extrair informações e insights relevantes, possibilitando mensurar resultados.

Assim, é possível criar indicadores, fazer monitoramento de KPI’s relevantes e dessa forma, criar planos de ação e metodologias de atuação cada vez mais assertivas. Muito legal né?

Conheça 4 tipos de análise de dados

Atualmente existem 4 tipos de análises de dados, sendo cada um deles aplicáveis a diferentes contextos e situações. A escolha da abordagem deverá ser feita com base nas necessidades da sua empresa:

Análise descritiva

Este tipo, é realizada com base em um histórico, ou seja, por meio da observação de fatos que já aconteceram, ela identifica problemas, recolhe dados passados os interpretando e trazendo percepções sobre fatos passados.

Análise preditiva

Como o nome já aponta, a análise preditiva, tem como finalidade prever fatos futuros, tomando como norte a projeção de situações em determinadas condições. Ela utiliza-se de observações de tendências de comportamento humano, dados, insumos sociais e estatísticas. Informações que formam padrões para criar um algoritmo preditivo.

Análise prescritiva 

Já a análise prescritiva, utiliza-se de ferramentas estatísticas da gestão de negócios. Tendo como objetivo, observar os dados indicando possíveis caminhos que a empresa pode tomar frente a novos desafios e oportunidades, prescrevendo atitudes e resultados.

Análise diagnóstica 

Da mesma forma que a análise descritiva, a análise diagnóstica também se concentra em fatos que já ocorreram. Contudo, o foco aqui é encontrar relações de causa e efeito analisando detalhadamente um acontecimento.

Pode até parecer algo complicado, porém as ferramentas de dados podem ajudar a sua empresa a trazer mais qualidade e confiabilidade para a suas estratégias. Confira a seguir alguns softwares de dados!

Melhores softwares e ferramentas para análise de dados

No primeiro momento, a análise de dados pode até parecer algo complexo, porém, com o uso de ferramentas de dados é possível recolher e interpretar informações a partir dos softwares de dados.

Excel

Essa com toda a certeza é uma das ferramentas de dados mais conhecidas do mundo! Com interface intuitiva, ótimo para criação de planilhas e gráficos, o Excel é a primeira plataforma no code da história!

Apesar de ser muito utilizado e atender bem as demandas para os diversos segmentos, ele não é indicado quando o assunto é uma análise de dados mais complexa e com uma grande quantidade de informações.

Python

Python é uma linguagem de programação amplamente utilizada por desenvolvedores, além de ser considerada uma das mais simples, ela possui uma grande quantidade de bibliotecas e recursos para a análise de dados.

Um dos recursos mais populares são as bibliotecas Panda e Numpy, as quais permitem a simplificação de tarefas computacionais, dando suporte a manipulação de grandes volumes de informações.

Outra vantagem do python é ser um software aberto, ou seja é gratuito, porém nem tudo são flores, pois sua curva de aprendizagem é mais longa e atualmente a plataforma não possui equipe de suporte.

Microsoft Power BI

Sua principal aplicabilidade é para Bussines Intelligence, ou seja, inteligência de negócios. Seu diferencial está na criação de painéis visuais interativos. Dessa forma, ele favorece a conectividade de dados, oferecendo um local de análise de forma integrada e com fontes de informações diversas.

Um dos seus diferenciais mais atrativos é a curva de aprendizados mínima e sua fácil integração com excel. Além disso, existe a possibilidade de experimentar a plataforma de forma gratuita, com um limite de dados de 2Gb.

Os softwares acima ajudam e muito as empresas, contudo, por serem abertos, caso ocorra qualquer erro de compatibilidade de dados, toda a implementação e funções no sistema podem ser perdidas.

Softwares e ferramentas low code e no code

Com o aumento da quantidade de dados e da complexidade exigida na estruturação dos mesmos, é preciso ferramentas cada vez mais refinadas, algo que vai exigir mais conhecimento técnico e olhar crítico dos colaboradores. Porém, na maioria das vezes, não é possível esperar até que os funcionários aprendam a manejar ferramentas sofisticadas de dados.

Um dos artifícios criados para reduzir a curva de aprendizagem e trazer mais autonomia para os seus funcionários na hora de manejar dados são os softwares low code e no code.Nas plataformas low code o usuário não precisa de grandes conhecimentos em tecnologia da informação para a criação de aplicativos e aplicações.

Já o no code, dispensa qualquer tipo de conhecimento em programação para criação de sites, sistemas e aplicativos. Esse tipo de ferramenta de dados tem sido cada vez mais comum uma vez que a curva de aprendizagem é muito menor, fazendo com que mais pessoas estejam aptas a analisar dados!

Veja abaixo algumas das melhores ferramentas para análise de dados:

Muito mais que ferramentas completas para análise de dados, o principal diferencial dos softwares abaixo é que possuem código fechados, o que traz mais segurança e evita erros de incompatibilidade. Ademais, eles ainda podem ser adquiridos com suporte para te auxiliar diante de bugs e falhas eventuais.

Confira abaixo as melhores ferramentas:

Tableau

O Tableau é uma plataforma de fácil utilização, com poucos minutos, o usuário é capaz de realizar suas atividades. Basta apenas “arrastar e soltar” os dados a serem analisados e pronto!

Outra vantagem do Tableau está na autonomia, uma vez que funciona no estilo “self-service”, assim as pessoas podem criar seus dashboards sem depender do TI, o que significa mais independência e eficiência operacional!

Alteryx

Alteryx torna até mesmo as análises mais avançadas acessíveis a todos, já que a plataforma trabalha com o conceito code-free e code-friendly, ou seja, livre de códigos de programação. Por se tratar de um software de análise unificada, é capaz de cruzar dados vindos de diferentes fontes e enviar o resultado para outras ferramentas que você já utiliza como Tableau, Power BI ou outras plataformas.

Qlik

O Qlik é um software capaz de integrar dados de analytics em apenas um pipeline completo em tempo real. Assim como no caso das demais plataformas, pode ser utilizado sem que o usuário necessite entender de programação. Permitindo que seus colaboradores possam gerenciar dados facilmente ajudando a encontrá-los, enriquecê-los e criarem informações derivadas.

Viu como são inúmeras as opções para o seu negócio? Se você quer saber ainda mais sobre essas plataformas, confira nosso site.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual softwares de dados é o ideal para a sua empresa, os profissionais da Kriptos estão à disposição! Entre em contato conosco!

Share:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn