A quantidade de dados que as empresas de hoje coletam está crescendo constantemente. Como resultado, a necessidade de os tomadores de decisão transformarem facilmente dados brutos em insights acionáveis está crescendo, respectivamente.
Mas, à medida que evolui continuamente ao longo do tempo, mais e mais pessoas em sua organização precisam de acesso aos dados, para que possam ser produtivas e eficazes no que fazem. E esse é o foco do self-service BI.
Neste artigo, vamos explicar o que é self-service BI, fazer uma comparação entre o BI tradicional e ele, e listar seus principais benefícios para gerar resultados de negócios fantásticos. Acompanhe!
O que é self-service BI?
O self-service Business Intelligence (BI) refere-se ao processo, ferramentas e software que capacita os usuários finais a analisar grandes quantidades de dados de negócios e criar painéis de forma independente.
Sejamos honestos, os dados não são fáceis ou interessantes para todos, mas o self-service BI permite que todos em sua organização criem painéis personalizados sem depender de seus profissionais de TI e analistas de dados dedicados.
No final, todos dentro de sua organização saem ganhando. Os usuários obtêm os dados de que precisam quando precisam, permitindo que sejam mais produtivos e a equipe de TI possa se concentrar em suas tarefas de desenvolvimento que trazem muitos benefícios para o negócio e a organização como um todo.
BI tradicional x self-service BI
O BI tradicional refere-se ao processo de pegar pontos de dados e convertê-los em recursos que podem ser usados para tomar decisões de negócios inteligentes. E enquanto a inteligência de negócios de autoatendimento (como também é chamado o self-service BI) permite que os usuários finais transformem insights de dados em recursos, as operações tradicionais de BI são de propriedade da equipe de TI ou de especialistas dedicados em inteligência de negócios.
Isso significa que, quando um usuário precisa de relatórios ou painéis específicos, ele deve solicitar relatórios de dados ou painéis personalizados e aguardar que a equipe de TI ou especialistas em BI forneçam os dados, o que pode levar de alguns minutos a alguns dias. Como você pode esperar, esse processo ineficiente causa frustração e atrasos no fornecimento das informações necessárias para que as decisões sejam tomadas.
As ferramentas de BI de autoatendimento como, por exemplo, Tableau, fornecem uma interface intuitiva que torna a interação com os dados mais acessível para quem não tem conhecimento técnico. Ela permite que todos em sua organização acessem e analisem dados com facilidade e criem relatórios com insights acionáveis que qualquer pessoa pode entender.
Quais são os benefícios do self-service BI?
O software de gerenciamento de local de trabalho digital é uma combinação de várias ferramentas e tecnologias necessárias para executar sua equipe com eficiência e alcançar o sucesso de qualquer lugar, a qualquer hora em um ambiente seguro. Ter uma solução de self-service BI permite que todos os seus ativos digitais e ferramentas de produtividade estejam reunidos em um só lugar.
Alguns dos benefícios do self-service BI para empresas incluem:
Melhora o processo de tomada de decisão
A principal missão do BI é ajudar as organizações a otimizar seus negócios, conectando as pessoas aos dados de que precisam para tomar decisões importantes.
Com o self-service BI, os usuários não precisam mais perder tempo tentando analisar planilhas para obter seus dados e tomar decisões baseadas em instinto, mas têm mais tempo para se concentrar nisso. Seus painéis, relatórios e visualizações trazem facilidade e eficácia ao processo de tomada de decisão e tornam as decisões melhores, mais inteligentes e, mais importante, orientadas por dados.
Aproveite insights acionáveis
Cada pessoa em sua equipe, em cada departamento, pode acessar e analisar facilmente os principais dados. Os profissionais de marketing podem analisar os dados de seus clientes para entender melhor suas necessidades. O departamento de RH pode analisar dados para melhorar o local de trabalho ou aprimorar o processo de recrutamento. Seus gerentes financeiros podem criar e compartilhar relatórios financeiros significativos em pouco tempo.
Com a ajuda de ferramentas de BI de autoatendimento, os usuários finais podem visualizar os dados de que precisam e entender o que isso significa. Aproveitar os insights acionáveis, torna mais fácil para sua equipe utilizar os dados e melhorar os fluxos de produtividade, além de simplificar o processo de passar dos insights à ação.
Ativa a colaboração
Não apenas as ferramentas de self-service devem fornecer insights acionáveis, mas também devem promover a colaboração e criar discussões entre as diferentes equipes de sua organização. Compartilhamento de painéis com membros da equipe e do projeto em um nível organizacional para que todos tenham acesso aos mesmos dados de que precisam para tomar uma decisão.
A colaboração permite que as equipes compartilhem pensamentos e ideias e permite que os membros da equipe se tornem mais envolvidos nos projetos em que estão trabalhando, pois podem ver como sua contribuição afeta a organização em um nível mais alto. Isso leva a ter uma equipe mais forte que é vital para o sucesso de qualquer negócio.
Simplifica o fluxo de trabalho diário
Quando o self-service BI é implementado, todos em sua equipe podem criar tarefas sem esforço a partir de dados e colaborar sem problemas em torno deles. Uma parte crítica da análise e compreensão dos dados são as tarefas que resultam deles.
Com a ajuda de uma plataforma de self-service BI, no entanto, você não precisa se preocupar com isso, pois pode criar uma tarefa em questão de segundos, certificando-se de que não perdeu nada importante que precise ser executado. Você pode definir um status de alta prioridade para essas tarefas, para mantê-las em mente, garantindo que as coisas sejam feitas no prazo.
Vantagem competitiva
Enquanto seus concorrentes que não aproveitam a inteligência de negócios de autoatendimento ainda estão tentando descobrir a análise de dados e aguardam relatórios, sua empresa já pode agir sobre os principais insights de dados e gerar uma vantagem competitiva sobre eles!
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