Não há dúvidas de que os dados são o passado, presente e o futuro de qualquer empresa. Por meio das informações que seus processos geram diariamente, é possível identificar padrões no que você fez, que possam iluminar as decisões de agora para melhorar seus resultados lá na frente.
No entanto, a cada dia geramos mais dados. De fato, a Statista prevê que até 2025 o mundo atingirá a marca de 181 zettabytes de dados gerados anualmente. Então, como você acessa e identifica os dados que realmente dizem algo de valor sobre o negócio?
A saída está na virtualização de dados.
Por que a virtualização de dados é essencial na atualidade?
As organizações modernas reconhecem que, para tomar decisões mais inteligentes, encantar seus clientes e superar seus concorrentes, elas precisam explorar seus ativos de dados com mais eficiência. Essa tendência de negócios orientados por dados (ou data-driven) não é nenhuma novidade, mas, devido ao impacto da pandemia, o ritmo da transformação aumentou drasticamente.
De acordo com o Gartner, os CEOs globais acreditam que os dados e análises inteligentes se tornarão uma tecnologia essencial para emergir da crise da COVID-19. Explorar o poder da análise de dados e automação de fluxo de trabalho é uma maneira de as empresas acelerarem novos fluxos de receita e reduzirem custos.
Mas isso não é conquistado sem superar um grande desafio: os dados corporativos são armazenados em locais díspares com formatos em rápida evolução, como:
- Bancos de dados relacionais e não relacionais;
- Aplicativos de nuvem/software como serviço;
- Dados de redes sociais ou sites;
- Dados de softwares CRM/ERP;
- Data lakes e data warehouses corporativos;
- Arquivos simples como XML, CSV ou JSON.
Mas os locais onde os dados estão armazenados não são o único desafio; a demanda por volumes mais rápidos e maiores de dados cada vez mais complexos também traz considerações sobre como fornecer recursos de autoatendimento para usuários de dados, como gerar eficiência de tempo no gerenciamento de dados e como alcançar uma qualidade de dados confiável.
Para enfrentar esses desafios, as organizações reconhecem a necessidade de passar de silos de dados díspares e tecnologias isoladas para uma estratégia focada nos negócios, na qual dados e análises são simplesmente parte da vida cotidiana dos usuários de negócios. O primeiro passo para isso é a virtualização dos dados.
O que é virtualização de dados?
A virtualização de dados é um tipo especial de tecnologia de integração de dados que fornece acesso a dados em tempo real, perfeitamente em um só lugar. Pense nela como um guia da sua TV a cabo que contém uma lista de programas em uma variedade de canais, que você pode checar sem precisar estar no canal para ver o conteúdo.
Na virtualização de dados, os clientes podem acessar e manipular cada dado, independentemente da localização física ou da formatação. As soluções de virtualização criam visualizações integradas dos dados, em várias fontes, sem mover os dados para um novo local.
Em geral, é possível acessar uma ampla variedade de Arquiteturas de Dados Corporativos com a virtualização, incluindo aquelas no local e na nuvem. Isso significa que ela se adapta com agilidade às mudanças estruturais, sem afetar o andamento dos negócios.
Principais vantagens da virtualização de dados
Usar a virtualização de dados para integrar dados de negócios de fontes diferentes traz vários benefícios:
Aceleração dos processos de análise
- Através do acesso imediato aos dados, todos os dados podem ser integrados em tempo real sem amplo conhecimento técnico ou esforço manual de codificação;
- O acesso em tempo real diferencia a virtualização de dados de abordagens de integração mais lentas, em lote, em que os dados podem sofrer com a falta de pontualidade e precisão;
- A virtualização de dados garante design e prototipagem mais rápidos, criando um retorno do investimento (ROI) muito mais rápido;
- As informações estão disponíveis instantaneamente para uma ampla variedade de funcionalidades de relatórios e análises, acelerando e melhorando consideravelmente o processo de tomada de decisão.
Flexibilidade e simplicidade
- A prototipagem rápida permite ciclos de teste mais rápidos antes de migrar para ambientes produtivos;
- As fontes de dados aparecem em uma interface unificada, o que significa que a virtualização de dados oculta a complexidade subjacente de um cenário de dados heterogêneo;
- A camada virtual permite que os usuários adaptem rapidamente a lógica de negócios às demandas em constante mudança.
Custo-benefício
Ao contrário dos armazéns de dados tradicionais, nenhuma infraestrutura extra é necessária com a virtualização, pois os dados permanecem nos sistemas de origem. Essa abordagem oferece maior custo-benefício porque:
- Uma mudança nas fontes de dados ou soluções front-end não requer uma reestruturação cara e um esforço complexo;
- A virtualização de dados atua como middleware, permitindo que a infraestrutura existente seja facilmente integrada a novos aplicativos, eliminando a necessidade de silos de dados dispendiosos;
- Ter um ponto de acesso a dados, em vez de vários pontos para cada departamento, oferece gerenciamento simples de usuários e permissões com total conformidade com a LGPD;
- Os KPIs e as regras são definidos centralmente para garantir a compreensão e o gerenciamento de métricas críticas em toda a empresa;
- Os erros são detectados e resolvidos mais rapidamente devido ao acesso em tempo real aos dados.
A velocidade da inovação e a capacidade de se adaptar às tendências de mercado em rápida mudança dependem da sua capacidade de diagnosticar, fazer a triagem e analisar dados rapidamente. A virtualização de dados é a alavanca usada por empresas com visão de futuro para fazer exatamente isso.
Aqui no blog da Kriptos você aprenderá muito mais sobre como usar os dados a favor do negócio. Continue acompanhando e fique de olho em todos os nossos artigos!